PUB

Mundo

Coronavírus: OMS declara Emergência Internacional

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta quinta-feira, 30,  Emergência Internacional, devido ao Surto do novo Coronavírus, na China.

“Nossa maior preocupação é a possibilidade de que o Vírus se propague para países com sistemas de Saúde mais frágeis. (O Alerta) Não significa desconfiança com a China”, assegurou o director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, acrescentando que “a OMS não recomenda e, de facto, se opõe a qualquer restrição”.

Há uma semana, pesquisadores haviam decidido que “não era hora” de declarar o Coronavírus como Emergência Global. A China teia pressionado a OMS a não declarer a Urgência.

Tedros disse que a mudança de posicionamento daquela Agência das Nações Unidas deu-se pelo crescimento de casos de Coronavírus fora da China.

O Vírus já infectou mais de cem pessoas em 18 países. Alemanha, Estados Unidos da América (EUA), Japão e Vietname registaram transmissões de pessoas para pessoas, ou seja, alguém que viajou para a China e importou o Vírus, transmitiu-o para outra pessoa de seu convívio.

Tedros elogiou os esforços da China para tentar conter a propagação do Vírus.

Em Comunicado de Imprensa, o Comité de Emergência explicou que as restrições à circulação de pessoas e mercadorias durante uma Emergência de Saúde Pública podem ser “ineficazes”, interromper a distribuição da ajuda e ter “efeitos negativos” na economia dos países afetacdos.

Tendo declarado a Emergência Internacional, a OMS, agora, tem o direito de questionar os países sobre as restrições de viagem que eles impõem ou já impuseram, explicou o presidente do Comité de Emergência, Didier Houssin, dando como exemplo “vistos recusados, fechamento de fronteiras, quarentena de viajantes em boas condições”.

A Cidade de Wuhan, uma Metrópole no Centro da China onde a Epidemia começou, está isolada do Mundo há uma semana, como quase toda a Província circundante de Hubei.

Enquanto esse cordão proíbe 56 milhões de habitantes de deixar a Região, os EUA e o Japão evacuaram parte de seus cidadãos, na quarta-feira. Uma segunda aeronave norte-americana é esperada nos próximos dias. A França também enviou um avião para repatriar cidadãos franceses.

Outros países estão planeando operações, e medidas cautelares internacionais estão se intensificando, incluindo a Rússia, que anunciou que iria fechar a  sua fronteira de quarto mil 250 quilómtros com a China, nesta sexta-feira, 31.

Até ao momento, a OMS usou o termo “Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional” apenas em casos raros de epidemias, que exigem uma resposta Global vigorosa, quais sejam: a Gripe Suína H1N1, em 2009; o Vírus Zika, em 2016; e a Febre Ébola, que devastou parte da África Ocidental, de 2014 a 2016, e a República Democrática do Congo, desde 2018.

 

Com: RFI

PUB

PUB

PUB

To Top