A equipa da Académica da Praia é campeã da Primeira Volta do Campeonato Regional de Futebol de Santiago Sul, após triunfo por 3-1 sobre os Travadores na 11ª Jornada da prova, disputada na semana passada. Para a 12ª Jornada, a formação dos “Estudantes” vai defrontar o Relâmpago, uma das equipas na zona de despromoção.
A equipa da Académica completou, na sexta-feira passada, 17, o ciclo da Primeira Volta do Campeonato Regional de Futebol em Santiago Sul, na liderança. Os “estudantes” conseguiram o feito após triunfarem sobre os Travadores por 3-1, no jogo grande da 11ª Jornada.
Di di Mena foi o autor do golo que inaugurou o placar neste jogo, à passagem do 22º minuto. No final da primeira parte Talisca aumentou o score a favor da Académica.
Alex reduziu a desvantagem aos 51 minutos, alimentando assim as esperanças para os Travadores. Contudo o avançado, Ivandro, viria a ampliar a vantagem da Académica, num remate de fora da área.
Com este triunfo a Académica passa a somar 29 pontos no final da primeira volta, com cinco de vantagem sobre o segundo classificado, os Travadores. Além de ser a melhor defesa da prova (seis golos sofridos), a equipa da Académica é a única que ainda não perdeu na prova.
Na próxima jornada da prova a Académica vai defrontar a formação do Relâmpago, que ocupa a 11ª posição, em igualdade pontual (cinco) com o Asa Grande (10ª) e Benfica (12º). O Relâmpago vem de uma derrota pela margem mínima (1-0) ante o Sporting da Praia.
O Travadores, que, com 24 pontos, é o segundo classificado, vai nesta jornada enfrentar a equipa do Unidos do Norte. Este último ocupa a sétima posição, com 13 pontos. Na jornada passada O Unidos do Norte derrotou o Benfica por 2-1.
O Boavista tem 23 pontos e segue logo na terceira posição. Depois de um empate a zero com o Desportivo, os “axadrezados” procuram nesta jornada regressar aos triunfos. Pela frente têm o sexto classificado, o Bairro (18 pontos), que vem de uma derrota ante o Celtic, por 2-0.
Celtic isolado…
Após esse triunfo o Celtic isolou-se na quarta posição, passando a somar 21 pontos. na jornada que se avizinha, o campeão em título mede forças com o Benfica. Os “encarnados” tem apenas cinco pontos e ocupam a última posição da tabela classificativa, mantendo-se como favoritos à descida de divisão, tal como o Asa Grande e o Relâmpago. Na última jornada o Benfica voltou a perde, sendo desta feita por 2-1 ante o Unidos do Norte,
Apesar de ter regressado às vitórias no último fim de semana (1-0 no duelo com o Relâmpago), a formação do Sporting continua a 10 pontos da liderança, tornando mais difícil a tarefa de reconquistar o Regional em Santiago Sul. Entretanto, nesta Jornada os “Leões”, que ocupam a quinta posição, têm pela frente um adversário ligeiramente mais acessível, o Asa Grande. Este perdeu por 2-1 ante o Vitória na última Jornada da Primeira Volta.
Após o empate sem golos com o Boavista, o Desportivo (oitavo) viu escapar o Unidos do Norte. A Equipa dos “Militares” tem apenas dez pontos, assim como o Vitória, que é curiosamente o adversário desta Jornada.
JF
(Publicado no A Nação impresso, nº 647, de 23 de Janeiro de 2020)