PUB

Destaques

Destaques da edição 647 do Jornal A NAÇÃO

Em maus lençóis

Isabel dos Santos põe Cabo Verde em sentido

A Unitel T+, que sempre se apresentou orgulhosa de pertencer à Isabel dos Santos, diz-se, agora, propriedade de uma empresa sediada na Holanda. Banco BIC, Espaços Cabo Verde e Sodigás são algumas empresas associadas à controversa empresária angolana. Ao todo, conforme a própria, são mais de 90 milhões de euros investidos neste arquipélago, referido pelo “Luanda Leaks”, como um dos paraísos fiscais da célebre filha de José Eduardo dos Santos.

 

Fortificação Militar de João Ribeiro

Ainda há tempo para salvar este Património?  

O Forte Militar de João Ribeiro (na Ilha de São Vicente), construído no século XIX, faz parte de um conjunto de instalações de Artilharia Costeira, construída em triangulação com as peças de artilharia do Ilhéu dos Pássaros, Morro Branco e do Monte Sossego, sem deixar de fora o Fortim d’El-Rei. Os são-vicentinos  – e não só! – pedem a sua recuperação/preservação e transformação em importante ponto histórico, turístico e de lazer, bem como em ferramenta de educação, antes que seja tarde demais.

 

Autárquicas’2020

Militantes do MpD querem Celso Ribeiro para Tarrafal de Santiago

Com as Autárquicas à porta, o MpD no Tarrafal de Santiago movimenta-se para encontrar um candidato a presidente de Câmara, com “perfil adequado”, que lhe permita conservar o poder nessa Autarquia, que não lhe escapa desde 1992. Celso Ribeiro é desejado por um grupo de militantes, mas José Pedro Soares quer continuar.

 

Economia

Praia ganha “BCN Business Center” para  dar resposta ao financiamento das PME’S

Os pequenos e médios empresários de Santiago, em especial da Cidade da Praia, passam a partir de agora a poderem contar com mais uma opção no acesso ao financiamento dos seus negócios. Depois de Sal e São Vicente, é agora a vez da capital ter também um BCN Business Center, numa altura em que o Banco Cabo-Verdiano de Negócios duplicou os créditos concedidos. Acrescentar valor às PME’S (Pequenas e Médias Empresas) e aos respectivos negócios é uma das metas deste Business Center, cujas instalações foram inauguradas a 17 do corrente mês.

 

Santo Antão

Laboratório de Análise e Certificação de Grogue funcional este ano

O Laboratório de Afonso Martinho, na Ribeira Grande (em Santo Antão), que esteve de portas fechadas, vai, a partir deste ano, iniciar o processo de certificação de grogue produzido na ilha e em todo o país. Além do grogue, o laboratório vai certificar outros produtos transformados. Por agora, já começou o período oficial de vistoria às unidades de produção de aguardante de cana-de-açúcar (grogue).

 

Futebol em Santiago Sul

Académica é Campeã da Primeira Volta antes de defrontar o “aflito” Relâmpago A Equipa da Académica da Praia é campeã da primeira volta do Campeonato Regional de Futebol de Santiago Sul, após triunfo por 3-1 sobre os Travadores na 11ª  Jornada da OProva, disputada na semana passada. Para a 12ª  Jornada, a formação dos “Estudantes” vai defrontar o Relâmpago, uma das equipas na zona de despromoção.

 

-Encontra, ainda, nesta Edição nº 647 – que já está nas bancas! -, o tradicional Caderno ETC.; a par da Opinião de José Barbosa; e da Coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top