O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, considerou, esta sexta-feira, na Ponta do Sol, que “Ribeira Grande é, hoje, um concelho modelo que a todos deve orgulhar”.
Orlando Delgado, que falava durante a sessão solene comemorativa do dia do Município, disse que esse orgulho é justificado porque “Ribeira Grande é um concelho com os maiores indicadores de qualidade de vida do país, um dos mais infra-estruturados, com uma das maiores taxas de cobertura de abastecimento de água, com 100 por cento (%) de electrificação”.
Orlando Delgado considerou que o 17 de Janeiro é uma data que deve unir todos os ribeira-grandenses, porque, observou, o desenvolvimento do concelho não deverá ser tarefa exclusiva do Governo ou da Câmara Municipal mas de todos.
O edil ribeira-grandense referiu-se a várias realizações feitas no concelho que justificam o orgulho dos munícipes locais, nomeadamente, nos sectores da requalificação urbana, entre outras, mas apontou igualmente algumas necessidades ainda existentes, sobretudo no que toca a acessibilidades, já que várias localidades do concelho carecem de estradas de penetração que promovam o seu desencravamento.
Contudo, Orlando Delgado reconhece que “há uma vontade firme do Governo em trabalhar um programa que irá levar ao desencravamento de várias comunidades” em todo o concelho da Ribeira Grande.
O Governo esteve representado nas festas do município pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, que considerou no seu discurso que “Cabo Verde tem razões para estar confiante no seu percurso como país resiliente” que está tendo uma boa dinâmica no trabalho de perseguir um desenvolvimento sustentável.
Gilberto Silva enumerou vários aspectos que suportam as suas afirmações, nomeadamente, “a qualidade da democracia e boa governança, a economia que cresce cinco vezes mais que em 2015, em ambiente de estabilidade macro-económica, baixa inflação, redução do desemprego e aumento do rendimento do trabalho das famílias”.
Aquele governante garantiu que os municípios cabo-verdianos vivem hoje um ambiente de muito mais diálogo técnico e político com o Governo e anunciou a aprovação de um novo Estatuto dos Municípios que permitirá a transferência de competências nas áreas do turismo, da agricultura, do ambiente e da pesca artesanal.
Além disso, continuou Gilberto Silva, serão igualmente aprovados o novo regime financeiro das autarquias locais, aumentará os recursos para os municípios, a lei de base do orçamento municipal, a nova lei dos impostos sobre o património, além de incentivos fiscais e financeiros para o investimento em concelhos cujo crescimento económico se situa abaixo da média nacional.
O concelho da Ribeira Grande festejou na sexta-feira o seu dia de município, no dia em que fazem 558 anos que a ilha foi descoberta e no ano em que Ribeira Grande celebra os 288 anos da sua elevação à categoria de concelho.