PUB

Destaques

Destaques da edição 646 do Jornal A NAÇÃO

Estado espanhol lesado em mais de 220 milhões de euros

“Offshore” em Cabo Verde envolvida em mega-burla internacional  

O alegado envolvimento do BFI (Banco de Fomento Internacional), na Cidade da Praia, num caso de ocultação de subornos pode comprometer as aspirações de Cabo Verde no sentido de sair da lista cinzenta de paraísos fiscais da União Europeia. O Banco de Cabo Verde (BCV) é obrigado a actuar para averiguar o caso e adoptar as medidas que se impõem.

 

Operação Tróia

Ministério Público deduz acusação contra 33 indivíduos e duas empresas

O Ministério Público (MP) já deduziu acusação contra os 35 arguidos arrolados no processo de tráfico de drogas “Operação Troia”, desencadeada a meio do ano passado, no bairro Eugénio Lima (na Cidade da Praia). Ao longo da sua existência, o grupo chegou a movimentar mais de 120 milhões de escudos, devendo o Estado confiscar os bens de alguns dos visados. Durante a operação foram encontrados quase 10 quilos de cocaína, cerca de 16 milhões de escudos em dinheiro, além de armas de fogo e munições de diversos calibres e viaturas.

 

ALAIM (na Cidade do Mindelo)

Sara Tavares é a homenageada do OVER 12

A sala principal da Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo (ALAIM) vai se chamar Espaço Sara Tavares. A homenagem acontece durante a quinta edição do OVER 12, no Mindelo, de 21 para 22 de Janeiro. Uma overdose de 12 horas de Cultura “non stop” vai invadir a ALAIM, com várias intervenções artísticas para todas as idades.

 

Economia

Privatização da EMPROFAC em risco

O processo de privatização da EMPROFAC (Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos, SARL) corre  risco de ficar vazio, impedindo o Estado de encaixar cerca de oito milhões de euros. Este risco está ligado a um eventual licenciamento da SODIFAR (Sociedade Distribuidora de Produtos Farmacêuticos), para a comercialização e distribuição de medicamentos, deitando por terra o monopólio, que é um dos principais activos da Emprofac. Com este cenário, a SODIFAR poderá adquirir essa empresa pública a preço de saldo.

 

São Vicente

Real Sociedade foi decisiva na eliminação dos gangues de Fernando Pó

Fernando Pó, zona da Cidade do Mindelo cujo nome ninguém soube explicar a sua origem, foi um dos epicentros do fenómeno de gangues em São Vicente, cujas actuações deixaram marcas de temor e violência um pouco por toda a ilha. Actualmente é vista como uma comunidade tranquila e segura e parte desta mudança deve-se à Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Real Sociedade, que actua no ramo do desporto, mas também com projectos sociais em prol dos jovens da comunidade. 

 

Agressão a Arnaldo Silva

Julgamento sumário marcado para a próxima terça-feira  

O julgamento do caso de agressão contra o advogado e ex-bastonário da Ordem dessa categoria profissional, Arnaldo Silva, está marcado para a próxima terça-feira, 21. O episódio aconteceu na tarde de domingo, 12, à porta da residência da vítima, na Praia. O suposto agressor foi detido em flagrante e apresentado ao Tribunal, que lhe aplicou como medida de coacção Termo de Identidade e Residência (TIR). Uma medida que deixou Arnaldo Silva indignado e pediu protecção policial por temer o pior contra si e a sua família.

 

-Esta Edição nº 646 – que já está nas bancas! -, contém, ainda, o habitual Caderno ETC., assim como, as Opiniões de António Carlos Gomes e de Paulo Mendes; a par da Coluna de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top