A cidade da Praia acolhe no próximo dia 20 de janeiro, a 8ª edição da Marxa Cabral Unifikador di Povo, sob o lema “Participação da Mulher na luta de Libertação”.
O ponto de saída é na Praça Alexandre Alburquerque, no Platô, com destino ao memorial de Amilcar Cabral, ao lado do auditório Jorge Barbosa, na Várzea.
Trata-se de uma iniciativa do Muvimento Korenti di Ativista Rizistensia i Liberdadi que desde o ano de 2013 celebra o dia do Heróis Nacionais com uma marcha cultural.
Pretende-se com a marcha reconhecer e Homenagear a mulher Africana combatente, “ontem e hoje, por um mundo melhor” .
A iniciativa visa manter vivo na memória dos mais jovens o sacrifício realizado por Amílcar Cabral e os seus companheiros na luta pela Independência de Cabo Verde, da Guiné Bissau e de toda a África.
Este ano, para além da participação da população no geral, prevê-se a participação da comunidade Rabeladu de Spinhu Branku, Batukadera di Txada Grandi Frente, Grupo Afro Abel Djassi, Tabanka Grandi, Batukada de Txada Grande, Grupo Abadá
Capoeira, entre outros.
O itinerário da marcha terá como ponto de largada a Praça Alexandre Alburquerque, subindo Avenida Amílcar Cabral até o semáforo da Fazenda, dando continuidade até à rotunda da Nova Apostólica, descendo a Avenida Cidade de Lisboa, com direcção ao sucupira
até ao Memorial.
Anícia Pereira
*Estagiária