Este fim de semana todos os caminhos de Santiago vão dar ao Tarrafal para mais uma edição do Festival Nhu Santo Amaro que acontece entre sábado,11, e domingo, 12. Loreta, Tony Fika, Dynamo, Legemea, Trakinuz e Tranka Fulha são alguns dos nomes que vão passar pelo palco do Estádio Municipal.
O Tarrafal de Santiago está em festa em homenagem ao Santo Padroeiro, Santo Amaro, assinalando-se também a 15 de Janeiro o Dia do Município. As festa já decorre há vários dias com várias actividades e com muitos filhos da terra imigrados a regressarem da diáspora para celebrarem a festa. As atenções estão voltadas para o festival Nhu Santo Amaro este fim de semana, sábado, 11, e domingo 12, com um leque de vários artistas nacionais e da diáspora agendados para o palco do Estádio Municipal.
No primeiro dia, sábado, sobem ao palco Mudjeres di Bom Speransa, IMB Promissores, Devil Max, Fidjus Codé de Dona, Lejemea, Cesar Sanches , Loreta, Soraria Ramos e Tony Fika. Já domingo, o palco estará a cargo das actuações de Delta Cultura, Advogado Rap, Suzete Montrond, Dynamo, Trakinuz, Tranka Fulha e Ferro Gaita. Num só palco vão juntar-se durante os dois dias vários ritmos como o “cotxi pó”, batuco, rap, hip-hop, funaná, kizomba, entre outros. A animação musical nos dois dias vai estar a cargo do MC Acondize e dos DJ Ed100son, Axel, Carter MC e dos DJ Narciso e Kevy Delgado. Os bilhetes custam 400 escudos por dia, não havendo bilhete para dois dias.
Em termos culturais de destacar ainda uma Noite de Mornas que aconteceu na noite de ontem, quarta-feira,8, em homenagem à música rainha “di nós terra”, a Morna, que foi elevada a Património Mundial da Humanidade, no passado dia 12 de Dezembro passado, em Bogotá, Colómbia. Pelo palco do mercado municipal de artesanato desfilaram as vozes de Xi di Nha Dó, Zé Teixeira, Suzeti, Fui, Prof. Xintoni, Elizabeth, Naty Martins, Hérica e Janice. Além da programaçãoo cultural as festas de Nhu Santo Amaro incluem actividades desportivas e voltadas para os imigrantes, além das inaugurações da praxe.
AP