O governador do Banco Central de São-Tomé e Príncipe (BCSTP), Américo Barros anunciou que a Economia são-tomense deverá registar um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) na ordem de 3,5 por cento (%) em 2020, e uma inflação a rondar os 6,6 %.
“Espera-se um maior incremento da actividade económica para 2020, sendo expectável uma maior aceleração da taxa de crescimento do PIB a rondar os 3,5% na sequência da execução do Programa de Investimento Público com financiamentos do Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento, a República Popular da China entre outros parceiros estratégicos para São Tomé e Príncipe”, sublinhou Américo Ramos, em projecção para 2020.
Tendo revelado uma inflação acumulada em Novembro último de 5,7 % face a 8,0% no igual período do ano anterior, Américo Barros disse esperar, em 2020, uma inflação a rondar os 6,6 %, que considera “compatível com a contracção da oferta monetária em 5,2 %.
Depois de manifestar-se preocupado com o crescimento do PIB em 2019, por não ter ultrapassado 1,5 %, Ramos disse que quanto às Contas Externas a sua evolução é reveladora de grande preocupação, na medida em que as reservas internacionais líquidas garantem apenas 1,6 meses de importação.
O governador do Banco Central anunciou, para segundo trimestre de 2020, a entrada em vigor da nova série de notas de 200 Dobras, para “minimizar os constrangimentos relacionados com a retirada das mesmas em circulação.