PUB

Desporto

Cabo Verde com dez medalhas na I Edição dos Jogos Africanos de Praia

Entre 14 e 23 de Junho, a ilha do Sal acolheu a Iª Edição dos Jogos Africanos de Praia. Foi a primeira vez que Cabo Verde organizou um evento desportivo de tamanha envergadura. O país teve um saldo de 10 medalhas, sendo três de ouro nas modalidades de futebol freestyle (Nicholas Barros), futebol feminino e basquetebol 3×3 afundanços. As duas de prata foram conquistadas em andebol feminino e futebol freestyle batalha. As de prata foram conquistadas no karaté feminino e por equipas, ténis pares femininos e pares misto e kiteboarding.
 
No quadro geral, Cabo Verde ficou no quarto lugar, numa lista cujo pódio foi dominado pelas delegações magrebinas, nomeadamente Marrocos, Argélia e Tunísia. 
Marrocos conseguiu um total de 16 medalhas, sendo nove de ouro, três de prata e quatro de bronze. 
A Argélia teve também 16 medalhas, mas apenas cinco foram de ouro, seis de prata e cinco de bronze. 
A Tunísia teve sete medalhas, das quais três de ouro, três de prata e uma de bronze.
Holofotes continuam com Gracelino Barbosa
Gracelino Barbosa já deveria ser considerado um caso de estudo. O atleta paralímpico tarrafalense mostrou-se uma vez mais à altura dos desafios que lhe surgem pelo caminho. 
Em Outubro, conquistou, uma medalha de ouro nos 400 metros barreiras, na final dos Jogos Mundiais Globais de INAS que decorreram na cidade de Brisbane, Austrália. 
O atleta crioulo venceu a prova com o tempo de 55:56 segundos, relegando o australiano Edward Parker para a medalha de prata com o tempo de 58:27. Recorde-se que o atleta é o actual detentor do recorde mundial nesta disciplina. 
Foi a terceira medalha para Gracelino Barbosa nessa edição dos Jogos Mundiais, já que, antes, terça-feira, 15 de Outubro, tinha conquistado as medalhas de bronze nos 400 metros livres e 110 metros barreiras.
Tubarões azuis sem vitórias em jogos oficiais
Foi um ano cinzento para a selecção principal de futebol nacional, que disputou um total de cinco jogos, sendo apenas três oficiais, nos quais, o melhor que Cabo Verde conseguiu, foi empatar nas três ocasiões. 
Em Março empatou a zero com o Lesoto na última jornada de qualificação para CAN 2019. Esse empate acabou por deixar os “Tubarões Azuis” de fora da competição. 
O segundo empate, também a zero, foi conseguido em casa do Camarões no mês de Novembro, a contar para a qualificação a CAN 2021. O outro empate, no mesmo mês, foi a duas bolas, ante frente a Moçambique.
Os restantes jogos realizados pela selecção este ano foram de natureza amigável . Nesses duelos, Cabo Verde venceu à sua congénere togolesa por 2-1 e empatou a uma bola com a equipa do Marselha. 
Com a selecção de futebol de integrada apenas por jogdores residentes, a história foi outra. A forte aposta feita em 2019 acabaria por fazer eco na África do futebol. 
Apesar de terem falhado o apuramento para o CHAN, já no torneio UFOA fizeram uma boa prestação, chegando à final do Troféu Consolação onde acabariam por perder na marcação das grandes penalidades.
Depois da medalha de ouro nos Jogos Africanos de Praia, a selecção feminina de futebol de Praia estreou-se na maior competição do mundo da modalidade. 
Cabo Verde terminou a sua participação no último lugar do grupo A com um registo de 10 golos marcados e 24 sofridos.
No mês de Julho, a selecção de Santiago conquistou a Taça Independência em futebol, ao vencer a congénere de Santo Antão por 2-1 na final disputada no Estádio Orlando Rodrigues, no Tarrafal de São Nicolau. Com a vitória, Santiago igualou a São Vicente em número de títulos, cinco, ao passo que Sal e Fogo têm uma conquista cada, no cômputo das 12 edições já realizadas.
 
Mindelense e Seven Stars sagram-se campeões nacionais de futebol
As equipas do Mindelense e do Seven Stars sagraram-se campeões nacionais de futebol, em masculino e feminino, respectivamente. 
A Taça e a Supertaça de Cabo Verde foram para o Santo Crucifixo, enquanto que o Cantareira venceu o Nacional sub-17.
Em Junho, poucos dias depois de celebrar o centenário da sua fundação, o Mindelense conquistou o seu 22º campeonato nacional, pós independência. Na final, disputada no Estádio Marcelo Leitão, a equipa de São Vicente derrotou a Oásis (Sal) por 3-1. 
Ainda em masculinos, o Santo Crucifixo esteve em destaque ao conquistar a Taça de Cabo Verde (frente ao Palmeira) e a Supertaça (ante o Mindelense).
O Seven Stars arrecadou em Agosto o quinto titulo nacional da sua história, ao vencer a formação do Llana por 1-0. A final também foi disputada no Estádio Marcelo Leitão.
Em masculinos sub-17, o Cantareira conquistou em Abril o título de campeão de Cabo Verde em futebol sub-17 ao derrotar o EFIZ (Sal) por 6-5 no desempate por pontapés da marca de grande penalidade, após empate (2-2) no tempo regulamentar.
 
Cabo Verde presente no Afrobasket Feminino
Um dos pontos altos do basquetebol, foi a participação da selecção nacional da modalidade no Afrobasket 2019, prova que se realizou no Senegal. Num universo de 12 selecções, o combinado nacional terminou na 12ª posição. Valeu a distinção de Joseana Vaz como a segunda melhor marcadora do Afrobasket’2019.
A nível interno, a Associação Desportiva do Prédio e o Clube Desportivo ABC sagraram-se, em Julho, campeões de Cabo Verde em basquetebol, ao vencerem o Farense e o All Black, respectivamente, nas finais disputadas no pavilhão desportivo Vává Duarte.
 
 
Graciosa e ABC campeões nacionais de Voleibol
As equipas masculina do Graciosa (Tarrafal de Santiago) e feminina do ABC (Cidade da Praia) sagraram-se campeões de Cabo Verde 2018/19 em Voleibol. 
Na final feminina, a formação do Clube Desportivo ABC conquistou o campeonato ao bater a sua congénere do Desportivo Fonte Francês (São Vicente) por 3 “sets” a zero, com os parciais de 25-23, 25-20 e 27-25. 
Já em masculinos, o Graciosa venceu o Interclube da Praia por 3-1, com os parciais de 25-19, 15-25, 25-16 e 25-22, conquistando assim o seu primeiro campeonato nacional após uma série de dez títulos regionais, Santiago Norte, consecutivos.
 
 
41ª Edição do Campeonato Africano de Clubes Campeões de Andebol
Em Outubro, a cidade da Praia recebeu a 41ª edição do Campeonato Africano de Clubes Campeões de Andebol. 
Ao todo três equipas representaram Cabo Verde na prova, a saber: as equipas masculina e feminina do Atlético de Mindelo (campeões nacionais) e a formação masculina do Desportivo da Praia (vice-campeão masculino).
A prestação nacional foi relativamente fraca, não tendo vencido qualquer partida na competição que reuniu um total de 19 equipas – 10 masculinas e nove femininas.
 
JF
(Publicado no A NAÇÃO impresso, nº643, de 26 de Dezembro de 2019)

PUB

PUB

PUB

To Top