As eleições para a liderança do PAICV ocorridas este domingo contaram com apenas uma candidata, Janira Hopffer Almada, que foi reeleita com mais de 98% dos votos dos militantes do partido, segundo dados provisórios.
Janira Hopffer Almada que foi eleita em eleições directas com mais de 50% de votantes, num universo de 34.773 militantes, disse em declarações à imprensa que a votação decorreu em tranquilidade e com uma “boa afluência” às urnas, não obstante o período natalício.
“Isto nos satisfaz e nos motiva para a causa e para a luta por uma causa que acreditamos que é Cabo Verde. Por isso, neste momento aproveito para agradecer a todos os que acreditaram e apelo a todos a colocarmos o interesse do país em primeiro lugar”, afirmou.
Na sua declaração, Janira Hopffer Almada apelou a todos os militantes a contribuírem para “fortalecer” o partido numa união em torno de causas, estribada em princípios e numa coesão pelas pessoas e comunidades.
A presidente do PAICV reeleita prometeu conduzir o maior partido da oposição para uma nova “largada” que os guiará a resultados “muito mais satisfatórios” a ponto de reconquistar a confiança dos cabo-verdianos no partido de Amílcar Cabral.
Janira Hopffer Almada que é a quinta pessoa na presidência do partido e a primeira mulher a liderar o PAICV, depois de Aristides Maria Pereira, Pedro Pires, Aristides Raimundo Lima e José Maria Neves, venceu na sua primeira eleição, em 2014, por 51,24% dos votos e em 2017 por mais 90% dos votos.
Segundo dados da comissão organizadora deste escrutínio, ao todo funcionaram 300 mesas, das quais 240 no país e 60 na Diáspora, sendo que o número total de militantes inscritos nos cadernos é de 36.329, mas que feitas as depurações (falecidos, duplas inscrições, desvinculados, etc) deduziu-se como estando aptos a votar 34.773 militantes.
Inforpress
Janira Hopffer Almada vence internas do PAICV com mais de 98% dos votos
Por
Publicado em