PUB

Política

Porto Novo: 24 de Junho pode voltar a receber Dia do Município – proposta vai ser analisada pelos eleitos municipais

O Dia do Município do Porto Novo, Santo Antão, assinalado, desde 1992, a 02 de Setembro, pode voltar a ser comemorado a 24 de Junho, cuja proposta de alteração vai ser analisada, este sábado, pelos eleitos municipais.
A proposta de mudança data do Dia do Município do Porto Novo está a cargo do grupo político do Movimento para a Democracia (MpD), poder local, que defende que as comemorações da efeméride devem coincidir com o dia do santo padroeiro, São João Baptista, que se assinala, precisamente, a 24 de Junho.
Em 1992, a Assembleia Municipal do Porto Novo decidiu mudar a data do Dia do Município para 02 de Setembro, com a justificação de que se trata de “uma data emblemática” para os portonovenses.
Em 02 de Setembro de 1962, era extinto o posto administrativo do Porto Novo, que integrava o concelho do Paul, e criado o concelho da terceira classe do Porto Novo, através do Diploma Legislativo Ministerial, assinado pelo então ministro do Ultramar, Adriano Moreira.
A data coincide, igualmente, com o aniversário da elevação, em 2005, da vila do Porto Novo à condição de cidade.
A decisão da bancada do MpD está, entretanto, a suscitar alguma polémica no seio dos portonovenses, que se têm mostrado divididos em relação à esta questão.
Há quem defenda que o 24 de Junho deve ser reservado apenas às festas de São João Baptista, aliás, este foi o argumento utilizado, há 27 anos, pelos eleitos locais, para justificar a mudança do dia do município para 02 de Setembro.
Na sessão deste sábado, a Assembleia Municipal do Porto Novo vai debruçar-se ainda sobre o estado da administração do município em 2019, sobre o orçamento rectificativo e dos símbolos heráldicos da vila da Ribeira das Patas.
 
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top