O Movimento “MARAMOR Polution Care”, do fotógrafo e surfista são-vicentino, Bob Lima, é um dos finalistas de Cabo Verde, que vão participar no Fórum sobre Economia Circular e Poluição Marinha, de 9 a 11 de Dezembro, nas Ilhas Maurícias, no âmbito do “Blue Champions Awards”.
O evento conta com a participação de finalistas de países como Cabo Verde, Guiné Bissau, Maurícias, Madagáscar, Maldivas, Ilhas Comores, Ilhas Reunião e Seychelles, para a apresentação dos respectivos projectos a potencias parceiros e financiadores de vários países do mundo.
Para Bob Lima, esta é uma oportunidade de comunicar o Projecto em massa e fazê-lo chegar cada vez a mais pessoas, factor fundamental para angariar parceiros, principalmente, dentro de Cabo Verde.
Sediado no Mindelo (em São Vicente), “MARAMOR…” é um Projecto que propõe a construção de contentores de lixo, a partir de material reciclável, como plástico e vidro, para as regiões mais afastadas da Ilha de São Vicente.
Numa primeira fase, a ideia passa por recolher o lixo destas zonas, nomeadamente, das praias frequentadas por banhistas e surfistas e reutilizá-lo em funções como a construção civil e no fabrico de azulejos e outros bens.
Numa segunda fase, pretende-se envolver a população num Projecto de Economia Circular, onde as pessoas poderão recolher plásticos e trocar por alimentos não perecíveis. É Uma forma – segundo Bob Lima -, de proteger o Ambiente, ao mesmo tempo que se ajuda na erradicação da pobreza.
Trata-se de um Projecto-Piloto para São Vicente, mas que se pretende expandir para as outras ilhas do País. “A poluição e a necessidade de reutilização do lixo é um problema que afecta todo o País e todo o Mundo, mas existem soluções possíveis” garante Bob Lima.
“MARAMOR…” surgiu em 2018 e, desde então, tem realizado actividades de sensibilização ambiental e partilha de conhecimentos sobre natação, primeiros socorros e salvamento aquático em várias comunidades cabo-verdianas à volta do mar. Além disso – explica Bob Lima -, o objectivo é, também, despertar o interesse dos jovens pelos desportos náuticos e estabelecer uma relação mais próxima entre as pessoas e o mar, num País de ilhas, onde se vive cercado pelo Oceano Atlântico.
NA
São Vicente: “Maramor Polution Care” é finalista em Concurso Internacional
Por
Publicado em