A comitiva cabo-verdiana chefiada pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas e Presidente da Comissão Nacional da Unesco (CNU), Abraão Vicente, chega hoje a Bogotá, Colômbia, país que recebe a reunião intergovernamental para a avaliação do dossier da Morna a Património Cultural Imaterial da Humanidade.
A decisão sobre a inscrição deste bem imaterial como Património da Humanidade será conhecida já na próxima semana, 12 de dezembro.
Segundo a tutela, na Colômbia o titular da pasta da cultura e das indústrias criativas e CNU irá encetar um conjunto de reuniões preliminares e preparatórias que antecedem a reunião intergovernamental onde estarão os 25 países que decidem pela inscrição dos bens candidatos.
Além do Ministro, a comitiva é constituída pelo Presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, a Secretária Executiva da CNU, Carla Palavra e a Coordenadora do dossier de candidatura da morna, Sandra Mascarenhas. Também, estarão presentes na Colômbia a cantora Nancy Vieira e e o músico/compositor Manel de Candinho.
Recorde-se que Cabo Verde formalizou a entrega do dossier de candidatura da Morna a Património Cultural Imaterial da Humanidade a 26 de março de 2018.
A inscrição da morna na lista representativa da UNESCO foi anunciada no dia 07 de novembro de 2019, após o estudo do dossier pela Comissão Técnica da Unesco, concluindo que a informação incluída no ficheiro de candidatura da Morna “satisfaz” todos os critérios exigidos pela Lista Representativa do Património Cultural da Humanidade ficando a ratificação e efectiva consagração agendada para esta reunião do Comité que decorre em Bogotá.
Morna: Comitiva cabo-verdiana chega hoje à Colômbia
Por
Publicado em