PUB

Destaques

Destaques da edição 640 do Jornal A NAÇÃO

Tarrafal de Santiago a dez meses das Autárquicas
Tiro “amigo” de José Manuel dita morte política de José Pedro Soares
A dez meses de acontecer as eleições autárquicas de 2020 já estão a mexer com o interior do sistema MpD. O deputado José Manuel Soares deu o mote, atirando forte e feio contra o edil do Tarrafal, José Pedro Soares, com suspeitas de gestão danosa e intransparente. O episódio, ao que tudo indica, veio destapar a panela de “podres” e outros “horrores” que têm vindo a entravar o desenvolvimento do concelho mais ao Norte de Santiago.
 
Jorge Maurício, PCA da ENAPOR 
“Este ano devemos passar um milhão de toneladas de carga no Porto Grande”
O Porto Grande do Mindelo (na Ilha de São Vicente) deve ultrapassar, este ano, um milhão de toneladas de carga movimentada. A informação foi avançada ao A NAÇÃO por Jorge Maurício, presidente do Conselho de Administração da ENAPOR. Esse responsável revela alguns dos números que traduzem o crescimento deste porto e, entre outros dados, explica o porquê das obras do terminal de cruzeiros ainda não terem arrancado. O “bunkering” – garante -, tem crescido “e muito”.
 
Viaturas eléctricas
Empreendedores colocam no mercado carros recarregáveis com painel solar
A Gtek Lda., empresa recentemente constituída, está a colocar no mercado cabo-verdiano viaturas elétricas, de classe económica, possíveis de serem recarregadas no domicílio, através da rede da Electra. Os veículos “Smart”, eléctricos, semi-novos, têm autonomia para percorrer 140 quilómetros (Km). Os mentores do projecto estão a desenvolver parcerias com hotéis e restaurantes, no sentido destes passarem a disponibilizar pontos de recarregamento, assim como o aluguer dos referidos veículos para os seus clientes.
 
Pintura Urbana
Délio Leite espalha a sua arte pelas ilhas 
Délio Leite, jovem arquitecto e pintor, natural de Santo Antão, tem apostado na pintura urbana como vertente social, educativa, interactiva, económica e turística. Este artista desenvolve projectos em Santo Antão e em outras ilhas, como Boa Vista e Santiago, onde tem a sua marca no gimnodesportivo Vavá Duarte, na Praia. O mais recente trabalho é a pintura mural de Roberto Duarte Silva num dos prédios da cidade de Povoação, Santo Antão.
 
Porto Novo
Associação de Pescadores cobra dívida à Câmara Municipal
A Associação de Pescadores do Porto Novo está a aguardar a recepção de 75 por cento (%) do montante acordado no âmbito de um protocolo assinado com a Câmara Municipal local. Segundo o presidente da colectividade, Atlermiro Neves, o compromisso arrasta-se desde Fevereiro. A edilidade garante que, nas próximas semanas, efectuará mais um pagamento.
 
Boa Vista
BASTA condenado a pagar coima de mil e 200 contos
O Tribunal Constitucional julgou improcedente o recurso de contencioso apresentado pelo BASTA, solicitando a impugnação da deliberação da CNE  (Comissão Nacional de Eleições), relativa a uma coima por incumprimento na prestação de contas eleitorais. O BASTA (Boa Vista Avante Sempre Trabalhando Arduamente), liderado por José Luís Santos, actual presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, é obrigado a pagar mil e 200 contos, por crime eleitoral.
 
-Encontra, também nesta Edição nº 640 – que já está nas bancas! -, o tradicional Caderno ETC., a par das Opiniões de José Valdemiro Lopes, Luís Carvalho e de Nataniel Vicente e Silva; assim como, das Colunas de Marciano Moreira e de Natacha Magalhães.

PUB

PUB

PUB

To Top