PUB

Mundo

Angola: Dezenas de armas apreendidas em oito dias em Luanda

Quarenta armas de fogo de diversos calibres foram apreendidas, em oito dias, na Província de Luanda, no âmbito da Operação “Coruja”, que está a ser levada a cabo, desde Novembro último, pela Polícia Nacional, com vista à prevenção e combate aos crimes violentos.
A informação foi avançadapelo director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, intendente Hermenegildo de Brito – segundo o “Jornal de Angola” (“JA”) -, revelando que as armas foram apreendidas entre os dias 20 e 28 de Novembro, no quadro da Operação que visa, igualmente, devolver o sentimento de Segurança aos cidadãos.
De Brito – de acordo com o “JA” – disse que as armas de fogo foram apreendidas com base em revistas a motorizadas, transeuntes, passageiros nos táxis e no enfrentamento directo com criminosos na via pública.
Acrescentou que, no mesmo período, foram, também, apreendidas 50 viaturas por alteração das características e por falta de documentação e 675 motorizadas, por estarem envolvidas em acções delituosas e por infracções ao Código de Estrada.
Na já citada Operação, foram igualmente detidos 111 cidadãos, por suspeita de prática de vários crimes, sendo 46 em flagrante delito, dois por homicídio voluntário e um por homicídio frustrado.
Há, ainda, o registo de dois crimes por ofensas corporais, oito por posse ilegal de arma de fogo, 16 por roubo qualificado e seis por tentativa de roubo.
De acordo com o oficial, também detiveram oito cidadãos por posse de carregadores de arma de fogo e três por ameaça de morte com arma de fogo.
Sublinhou terem sido ainda efectuadas 65 buscas dirigidas, sendo seis por homicídio voluntário, três por homicídio frustrado, dois por roubo de viatura, 41 por roubos qualificados e 13 por ofensas corporais por disparo de arma de fogo.
Hermenegildo de Brito informou que foram desmanteladas 15 associações de malfeitores nos territórios do Cazenga, nomeadamente “Os Manda Acabar”, “Os Bleck Pausado”, “Os Catanas”, “Os Beijos Roubados”, “Os Chegou Vedou”, “Mini Utanga”, “Os Separa”, “Os Manda”, “Os Malandros”; no Kilamba-Kiaxi “Os Bata”, “Leva” e “Os M-Maldição”. Em Viana, foram desmantelados os grupos “Os Mimos”, “Os Malacatas”, “Os Melindrosos” e “Os Crequetcheu”, por, supostamente, estarem envolvidos em crimes diversos.
O intendente Hermenegildo de Brito disse que, nas acções de fiscalização e regularização do Trânsito Automóvel, se removeu mil 501 películas escuras a viaturas que exercem actividade de táxi, 16 flashes e 21 sirenes.

PUB

PUB

PUB

To Top