PUB

Sociedade

ERIS emite alerta determinando a recolha de lotes do medicamento Ranitidina Generis

A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) emitiu, no dia 25 de novembro de 2019, um alerta sobre a Recolha de lotes de medicamentos contendo Ranitidina, da marca Generis.
Conforme informações avançadas no seu site, esta publicação de segurança vem na sequência do Alerta Ref. nº 978/ ERIS-CA/2019, emitido a 24 de setembro de 2019, no qual, em virtude de de um alerta internacional, identificou-se a presença de impurezas da classe das nitrosaminas em alguns medicamentos contendo ranitidina, substância ativa utilizada no tratamento da úlcera péptica, esofagite de refluxo e síndrome de Zollinger-Ellison.
Tendo-se identificado a existência de impurezas em novos medicamentos, o Alerta Ref. 1455/2019, de 25 de novembro de 2019, determina a suspensão da comercialização e a retirada imediata do mercado dos medicamentos: Ranitidina Generis comprimido, revestido 150 mg; e Ranitidina Generis, também comprimido revestido 300 mg.
A ERIS avança que as entidades que possuem os medicamentos sob alerta em stock, não o podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução.
Também os utentes que estejam a utilizar os medicamentos sob alerta devem, logo que possível, consultar um profissional de saúde/médico para que lhes seja prescrito um medicamento alternativo.
A ERIS garante que existem alternativas a estes medicamentos no mercado nacional, pelo que não se coloca o risco de desabastecimento.
 

PUB

PUB

PUB

To Top