Os portos de Cabo Verde movimentaram nos últimos três anos mais de dois milhões de toneladas de combustível em operações de bunkering.
Os dados foram avançados pela ENAPOR, que aponta ainda que em média o Porto Grande de São Vicente realiza cerca de 20 operações de bunkering por mês, contribuindo assim para o crescimento desse segmento a localização geoestratégica do porto.
O negócio, de acordo com informações reproduzidas pela Inforpress, contribui para o desenvolvimento do circuito económico interno e que “traz benefícios” para os diferentes parceiros que intervêm na prestação deste serviço.
No passado dia 12, a baía do Porto Grande, por exemplo, recebeu o navio semi-submersível para guindaste, Sleipnir Heerema, a maior grua flutuante do mundo, com 220 metros de cumprimentos e 13 metros de calado, para uma operação de bunkering, no decorrer da qual foi abastecido com 1.300 toneladas de gás natural.
Por outro lado, por estes dias, a marina do Mindelo encontra-se “inundada” de navios de recreio, por ocasião da escala da regara ARC+, que trouxe cerca de uma centena de embarcações, provenientes de Las Palmas, nas Canárias.
Trata-de de uma das maiores regatas do mundo, que este ano fará a travessia do Atlântico até Santa Lucia, nas Caraíbas.
A marina do Mindelo deve receber ainda, em Janeiro de 2020, uma outra regata, a Viking, com 25 embarcações, sem contar com a ‘Ocean Race, uma corrida de volta ao mundo à vela, que se realiza cada três anos, cuja organização já confirmou que São Vicente Mindelo vai receber uma das etapas da corrida na edição 2021-22.
De acordo com a Enapor – Portos de Cabo Verde, a utilização das marinas para fins turísticos e da náutica de recreio, geram “impactos sociais e económicos relevantes” para as cidades, por se tratarem de actividades que geram fluxos turísticos e económicos “muito interessantes” a nível local.
A Enapor é a concessionária geral do Estado para os portos, terminais, estaleiros navais e infra-estruturas de náuticas de recreio e a Autoridade Portuária de Cabo Verde, tendo a seu cargo a gestão dos nove portos do país.
A NAÇÃO c/ Inforpress