Está a decorrer, nas atuais instalações do CNAD, a Residência Criativa “Tambor d’ilha” com a participação de artesãos das ilhas de Santo Antão, São Vicente, Fogo e Brava.
A iniciativa acontece no âmbito da 4ª edição da Feira do Artesanato e do Design de Cabo Verde – URDI 2019, e tem duração de duas semanas.
Iniciado a 11 de novembro, “Tambor d’ilha”, é coordenado pela Designer Eneida Tavares e pretende promover um momento de partilha de técnicas e ações que não só evidenciam as práticas à volta deste instrumento musical, como também exaltam os comportamentos e necessidades dos próprios tamboreiros no domínio das suas peças.
José Miranda e Bartolomeu Reis de São Vicente, Sebastião Monteiro de Santo Antão, Vladimiro Dias do Fogo e Adalberto Graça da Brava participam desta que é a primeira residência com enfoque nas práticas, desenvolvimento e registo da produção de tambores.
Eneida Lombe Tavares vive e trabalha nas Caldas da Rainha em Portugal. Frequentou o Mestrado de Design de Produto na ESAD.CR com o projeto Raiz, onde cruza o contexto das suas raízes e o contexto português onde nasceu e cresceu.
A quarta edição da URDI acontece em São Vicente de 27 de novembro a 1 de dezembro, sob lema MÚSICA – Poéticas Visuais,
Mindelo acolhe residência criativa “Tambor d’Ilha”
Por
Publicado em