As Organizações da Sociedade Civil (OSC) são-tomenses, sob a liderança da Federação das Organizações Não-Governamentais (FONG) promovem a I Quinzena da Cidadania, visando o envolvimento dos cidadãos na vida democrática daquele País Lusófono do Golfo da Guiné.
O coordenador do Projecto, Eduardo Elba – citado pela Agência STP-Press -, vinca que, nesta última Quinzena de Novembro, serão organizados eventos como debates, concertos, sessões de cinema, tertúlias, teatro e conferências, bem como a organização da I Edição de uma Feira de Livro, disponibilizando ao público um conjunto de obras sobre direitos humanos, desenvolvimento, incluindo literatura africana e internacional.
A organização, também, de uma Feira Agrícola, na segunda-feira, 18, Eduardo Elba realça que a sociedade civil são tomense promoverá actividades sobre as diversas formas de Cidadania no País, através de teatro, da música, da literatura e de debates vários.
“Ao longo dos últimos anos, as OSC têm desempenhado um papel fundamental na sensibilização da população e dos decisores políticos sobre a questão dos Direitos Humanos no País”, vinca Elba – citado pela STP-Press -, acrescentando que, “simultaneamente, têm contribuído para a melhoria da Boa Governação, através de iniciativas de influência política, do diálogo com as autoridades locais e nacionais e da monitoria das políticas públicas”.
Além da FONG, a iniciativa envolve, também, a Associação para a Cooperação entre os Povos, a Associação de Jornalistas são-tomenses, a Fundação Novo Futuro e a Plataforma de Directos Humanos e Equidade de Género.
A acção conta com o financiamento da União Europeia e da Cooperação Portuguesa.