Ingerir uma banana antes de ir para a cama pode resolver mais do que um problema ao mesmo tempo, como sugere a publicação especializada “Medical Daily”.
Desde as insónias à vontade de comer alguma coisa (sobretudo doce e rica em carbo-hidratos) antes do merecido descanso noturno, a banana é um alimento considerado por muitos especialistas em nutrição como ideal para um último “snack”.
O importante é não consumir a fruta imediatamente antes de dormir e dar ao corpo alguns minutos para digerir e absorver os nutrientes.
1- Potássio
O potássio trabalha em harmonia com o magnésio para promover uma noite de sono tranquila, ao relaxar músculos e nervos, regular a pressão arterial e promover uma digestão saudável.
O défice de potássio no organismo pode provocar fadiga, cãibras e batimentos cardíacos irregulares e esta fruta é um dos alimentos que apresenta os níveis mais elevados deste nutriente.
2- Triptofano
A banana é rica em triptofano, sendo que este é o agente principal na acção de regular o sono. O aminoácido, apesar de ser vendido como suplemento das mais variadas formas, está presente em muitas frutas e vegetais, como é o caso da banana.
O corpo humano utiliza o triptofano na produção de hormonas como a serotonina e a melatonina que, por sua vez, possuem papéis fundamentais na regulação de diferentes funções do organismo. A serotonina é essencial no controlo das emoções e a melatonina auxilia no controlo do ritmo circadiano, ou seja do relógio biológico, que regula os ciclos de sono, a temperatura corporal e a libertação das hormonas. A carência de triptofano pode causar insónias e até depressão.
3- Contraria a vontade de ingerir alimentos ricos em hidratos de carbono
A fruta pode e deve ser consumida quando se sente tentado a saborear um docinho rico em carbo-hidratos, repleto de açúcar e altamente calórico antes de ir dormir.
A banana é doce porém, ao mesmo tempo, é saudável, fornecendo fibras, vitaminas e minerais que não estão presentes em outras opções.
4- É ideal para combater a azia
Quem sofre de azia, sobretudo à noite, costuma ter mais dificuldade em adormecer, já que há algum desconforto. Se já tentou de tudo para ultrapassar a condição, há uma solução bem mais rápida e eficaz: comer uma banana depois do jantar. Esta fruta contém um antiácido natural capaz de aliviar os sintomas.
5- Aumenta a massa muscular
Durante o sono dá-se um aumento da libertação da hormona do crescimento e da síntese proteica. Por isso, é essencial ter uma boa noite de sono para conseguirmos recuperar do esforço dos músculos e aumentar da massa muscular.
Comer uma banana com manteiga de amendoim como “snack” à noite pode favorecer o ganho de massa muscular, por várias razões. Não só vai ajudar a dormir melhor, por aumento dos níveis de serotonina, como a vitamina B6, presente na banana, desempenha um papel importante para a síntese proteica.