O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural, lançou o edital do concurso “Morna Nha Alma” destinado aos alunos do 12º ano de escolaridade.
Segundo o MCIC, “Morna nha alma” visa contribuir para “defesa, preservação e revitalização” da Morna, como forma de expressar a cultura, chamando atenção aos alunos para a importância da sua candidatura a património cultural e imaterial da humanidade.
Para o concurso, os alunos deverão escolher sete mornas versando os seguintes temas: Amor, Sodade, Partida, Mar, Heróis Nacionais e Exalta~ao do Nacionalismo, Mãe e Maternidade, Emigração e uma figura da Morna da sua ilha sobre, a qual deverão produzir uma pequena biografia.
Entre as sete mornas, deverão eleger uma sobre a qual irão recolher todas as informações possíveis para que possam produzir um texto do qual constem: a) uma análise da letra da morna; b) Identificação do autor, instrumentista, os instrumentos usados no arranjo musical, o nome do disco, ou CD, do qual consta e o interprete da mesma.
Dos trabalhos apresentados, os três inéditos serão premiados. Ao primeiro lugar será concedido o valor de 15.000$00 (quinze mil escudos) e uma viagem inter-ilhas para um destino de sua preferência. O segundo classificado receberá um prémio de 10.000$00 (dez mil
escudos) e o terceiro classificado receberá um prémio de 7.000$00 (sete mil escudos).
Além do valor monetário, os três trabalhos inéditos integrarão uma exposição itinerante que percorrerá as ilhas e municípios do país.
As inscrições podem ser feitas a partir da publicação do edital, até o dia 15 de janeiro de 2020, em formulário próprio junto da direcção da escola ou através da plataforma electrónica do Instituto do Património Cultural (IPC).
MCIC lança concurso “Morna Nha Alma” destinado a alunos do 12º ano
Por
Publicado em