Mais de uma dezena de estudantes são-tomenses, frequentam, na Região Autónoma da Madeira (Portugal), durante três anos, uma formação na área de Turismo e Hotelaria.
Segundo o director-geral de Turismo são-tomense, Hugo Menezes – citado pela Agência STP-Press -,
os 13 jovens, num total de 24, estudam na Escola Nacional de Turismo da Madeira, na sequência de uma parceria para a formação sócio-profissional, em diversas áreas de Hotelaria e Turismo.
Dentro de dias, uma vez ultrapassados os constrangimentos de viabilização de vistos de entrada em Portugal, junto da Embaixada Lusa na Cidade de São Tomé, o resto dos elementos juntar-se-ão ao grupo, para colmatarem os atrasos respeitantes ao início das aulas, que já começaram há quatro semanas naquela Região Autónoma.
Hugo Menezes disse, ainda à STP, que os estudantes que seguiram, na última quarta-feira, via Lisboa (Capital portuguesa), foram seleccionados em várias áreas do saber e de acordo com as necessidades do País, nomeadamente: Turismo de Viagem, Recepcionista e Chefe de Cozinha, entre outros.
“Após a conclusão dos estudos, daqui há três anos, estes jovens receberão os seus diplomas ou certificados de Formação, conforme ficou acordado entre a nossa Direcção e a Escola Nacional de Turismo da Madeira”, acrescentou Menezes.
De acordo com os indicadores da Direcção de Turismo, no ano transact, mais de 30 mil turistas, oriundos, principalmente, de Portugal e França (na Europa) e Angola (em África) procuraram aquelas Ilhas Atlânticas doGolfo da Guiné, como destino turístico na Sub-Região de África Central.
A previsão das autoridades é atingir, em 2025, mais de cem mil turistas por ano.