O futebolista luso-caboverdiano, Nani, diz-se rendido ao apoio dos adeptos snvicentinos, que se fizeram presentes no jogo solidário realizado no Estádio Municipal Adérito Sena na tarde de quinta-feira (7). A partida foi promovida pelo próprio atleta.
Passavam poucos minutos das 16 horas, quando Nani subiu ao relvado do municipal Adérito Sena. O atleta, actualmente ao serviço do Orlando City da MLS (EUA), recebeu uma calorosa ovação dos adeptos nas bancadas, um gesto que lhe tocou.
“Jogar com este público a assistir é divertido. É sempre muito emocionante sentir o calor de todos os cabo-verdianos, É fantástico e sempre muito bom sentir que há pessoas que gostam de ti e os cabo-verdianos não ficam atrás, por isso tocou-me e tentei dar-lhes um pouco de espectáculo do futebol que é o que eles gostam e disfrutar ao máximo”, diz Nani.
A partida solidária entre os Amigos do Nani e o Mindelense terminou empatado a uma bola, tendo o atleta marcado o primeiro tento, num remate de fora da área. O avançado, Mika, (ex-Salamansa) respondeu com o golo do empate. Convém realçar que a equipa “Amigos de Nani” foi toda ela composta por um misto de jovens promessas do futebol Mindelense, orientados pelo Técnico Nhela.
O jogo solidário em São Vicente resulta de uma iniciativa que o atleta vem implementando há muitos anos em Portugal. Devido a ligação de Nani com Cabo Verde, decidiu realizá-la também em Cabo Verde, com dois jogos: um na Praia e outro em Mindelo.
“Senti a necessidade de fazer alguma coisa por este país. Devido a conexão que tenho através dos meus pais e família que tenho espalhado por Cabo Verde, sinto-me um cabo-verdiano sempre que venho aqui, sou recebido muito calorosamente e sei que o desporto aqui precisa de ajuda para poder evoluir”, acrescenta.
Segundo Nani o começo desta iniciativa é prometedor, pelo que coisas positivas para o desporto nacional, poderão sair dos jogos solidários. A ideia é tentar criar oportunidades para a modalidade mas também para os atletas mais jovens.
“Acho que a minha vinda aqui com esta ideia de jogos solidários vai proporcionar isso para o futuro e agora é passo a passo que as coisas precisam de ser construídas e acho que estamos num bom caminho. Há boa vontade das forças superiores por isso é tentar analisar e ver onde temos de começar e onde é o sítio mais necessitado e vamos começar por aí. As receitas do jogo vão ser entregues a quem mais precisa”, conclui.
Luis Carlos Almeida da Cunha, ou Nani como é popularmente conhecido, é filho de pais cabo-verdianos. Nasceu na Amadora, em Portugal a 17 de Novembro de 1986, tendo começado a jogar futebol pelo Rela Sport Clube de Queluz.
Em idade júnior chegou ao Sporting Clube de Portugal, onde em 2005 fez a estreia como jogador profissional. Em 2007 rumou ao Manchester United, da Inglaterra, tendo ali conquistado a Community Shield, a Premier League e a Liga dos Campeões.
Regressou ao Sporting em duas ocasiões (2014 e 2018) e actualmente representa a equipa do Orlando City, na MLS (EUA). Também teve passagens pelo Fenerbahce, Valencia e Lazio .Pela Selecção de Portugal esteve nos Europeus de 2008, 2012 e 2016 e nos Mundiais de 2010 e 2014.