O Instituto Nacional de Estatística (INE) pretende massificar a utilização de dados administrativos e consciencializar as instituições integrantes do sistema de estatística nacional para o uso dos mesmos para a produção da estatística nacional.
A afirmação é do vice-presidente do INE, Celso Soares Ribeiro, que, em declarações à Inforpress, explicou que, para tal, a instituição, com o apoio do Banco Mundial (BM), realiza de hoje até sexta-feira, na Praia, um workshop para Avaliação da Qualidade dos Registos Administrativos.
Essa segunda fase de formação de manuseamento de um software específico criado pelo BM, fez saber o responsável, vai permitir as instituições e órgãos integrantes do sistema de estatística nacional analisar que tipo de dados dispõem, debruçando, sobretudo, na qualidade dos mesmos.
“Pretende-se massificar a utilização de dados administrativos não descorando nunca da qualidade dos mesmos, mas também consciencializar as instituições no uso dos dados administrativos, concentrar naqueles que produzem e incidir sobre a qualidade dos mesmos para passarmos para uma segunda fase que é a utilização desses dados para produção da estatística”, disse.
Celso Soares Ribeiro avançou que a ideia é avaliar e monitorizar os principais programas do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas também aceder ao máximo de informações sobre dados estatísticos.
A este propósito, o vice-presidente do INE salientou que existem muitas instituições que produzem e tem na sua posse dados valiosos, mas que a sua utilização é “muito incipiente”.
A ideia é apropriar da Ferramenta de Avaliação da Qualidade dos Registos Administrativos (FAQRA) para a produção de indicadores do Impacto e “quadros lógicos” que permitam avaliar e controlar os principais programas do PEDS e dos ODS.
O workshop acontece no âmbito da execução da acção IX, “Criar as condições para uma utilização óptima dos dados administrativos para a produção de estatística oficial”, prevista na ENDE 2017-2021 e no quadro da implementação do processo de avaliação das politicas públicas em Cabo Verde.
Fonte: Inforpress
INE quer massificar a utilização de dados administrativos
Por
Publicado em