PUB

Mundo

Líder do Estado Islâmico: Corpo de Baghdadi foi jogado no mar por militares dos EUA

O corpo do líder do grupo extremista Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, foi jogado no mar por militares americanos após ele ter cometido suicídio durante uma operação, no fim de semana, em seu esconderijo na Síria, informaram fontes do Pentágono à AFP (Agência France Press).

Não foram dados detalhes sobre onde e quando o corpo foi lançado ao mar, mas foi feita uma comparação com o destino dado ao corpo do então líder da Rede Al-Qaeda, Ossama bin Laden, após ter sido morto, em 2011, numa operação das Forças Especiais norte-americanas.

Os restos de Baghdadi “foram tratados de forma apropriada”, disse o general Mark Milley, chefe do Estado-Maior-Conjunto.

Os Estados Unidos da América (EUA) levava anos procurando o dirigente do Estado Islâmico (EI), que semeou o terror num imenso território entre o Iraque e a Síria, e recebeu informações sobre sua presença em uma casa na Região de Idlib, no Noroeste da Síria, “onde vivia de forma permanente”, acrescentou o general.

Segundo Milley, o auto-proclamado califa do EI detonou o cinturão de explosivos que vestia ao ser encurralado num túnel com três de seus filhos.

Seus restos foram, em seguida, “transportados a um lugar seguro para confirmar sua identidade, graças a um exame de DNA”, concluiu Milley.

PUB

PUB

PUB

To Top