PUB

Desporto

Cabo Verde Triangle Trail: Atletas já se encontram em Santo Antão para a terceira etapa

Os atletas e a equipa de produção da primeira edição do Cabo Verde Triangle Trail já se encontram na ilha de Santo Antão, onde nesta quarta-feira (30), decorre a terceira e última etapa da prova. As duas primeiras etapas, em Santiago e Fogo, foram concluídas com sucesso.

Segundo uma nota de imprensa enviada a esta redacção, as movimentações começam esta terça-feira, a partir das 14 horas com a entrega de kits a participantes e actividades lúdicas e desportivas para a população local.

A abertura das actividades vai ser presidida pelo Director-Geral dos Desportos, Anildo Santos, acompanhado pelos Presidentes das Câmaras Municipais do Paúl – António Aleixo Martins -, do Porto Novo – Aníbal Fonseca – e da Ribeira Grande – Orlando Delgado.

A terceira etapa do Cabo Verde Triangle Trail arranca às 9 horas no polidesportivo de Cabo da Ribeira. A meta é no polidesportivo de Lombo de Figueira, palco também da consagração dos atletas de trail curto e longo, bem como a entrega dos troféu aos três primeiros classificados dos escalões feminino e masculino.

Duas etapas concluídas com sucesso

As duas primeiras etapas realizadas nos dias 25 e 27, nas ilhas de Santiago e Fogo, respectivamente, foram cumpridas com sucesso. A primeira teve partida Hortelão e chegada à Calheta de São Miguel, num percurso que cruzou o Parque Natural da Serra da Malagueta. A todo 220 participantes, nacionais e estrangeiros, percorreram os trilhos de 33 e 17 quilómetros e também a caminhada.

A segunda etapa aconteceu no domingo no Parque Natural do Fogo, em plena cratera do vulcão. Um cenário único que juntou 256 corredores e caminhantes numa prova de dificuldade elevada e extremamente desafiante.

A etapa do Fogo foi também palco de uma bonita manifestação de fair play onde as duas atletas portuguesas (Inês Monteiro e Carla André), a competir nos 33 km, cortaram a meta de mãos dadas, ainda que tenha sido Inês Monteiro a passar primeiro na linha de chegada, sagrando-se a vencedora da etapa. Uma decisão concertada entre ambas, uma vez que Carla André havia vencido em Santiago. Desta forma, as atletas seguem empatadas para a terceira e última etapa em Santo Antão.

Para além de não haver qualquer acidente a registar, vale ainda a pena salientar o clima de convívio e boa disposição que rodeia esta prova que é, antes de mais, um momento único de promoção e conhecimento de algumas das mais incríveis maravilhas naturais de Cabo Verde.

É também vista como uma oportunidade de colocar o país na rota dos desportos de montanha, nomeadamente o trail, ultra trail e trekking, abrindo caminho para o desenvolvimento de uma oferta turística diferenciada assente no desporto de aventura e natureza.

O evento conta com mais de 500 participantes, repartidos pelas 3 ilhas. Cabo Verde, Portugal, Angola, Guiné-Bissau, Luxemburgo, França e Espanha são as nacionalidades representadas. O CVTT envolve também, na sua produção, seis municípios e mais de 90 voluntários que receberam formação propositada para o evento.

PUB

PUB

PUB

To Top