PUB

Destaques

Destaques da edição 634 do Jornal A NAÇÃO

Por causa do SOFA

PN obrigada a soltar soldado americano

O Estatuto das Forças dos EUA (Estados Unidos da América), vulgarmente conhecido por SOFA (“Status of Forces Agreement”), foi posto em prática na quinta-feira, 24, na ilha do Sal. A Polícia Nacional (PN) viu-se obrigada a soltar um soldado norte-americano, que tinha sido detido na sequência de alegadas cenas de violência num dos hotéis em Santa Maria.

 

Vihls, artista plástico

“É preciso humanizar as cidades”

Através de murais de Amílcar Cabral, na cidade da Praia, e de Cesária Évora, no Mindelo, Cabo Verde passa a fazer parte do roteiro de Vhils (Alexandre Farto), considerado o mais importante artista urbano de Portugal, com obras em várias cidades do mundo. Em exclusivo ao A NAÇÃO, fala da necessidade de se “humanizar as cidades” e não esconde o respeito e a admiração que sente por aqueles dois “ícones” cabo-verdianos. No coração leva “o calor das pessoas” e a “natureza brutal” destas ilhas.

 

 Crime

Polícia “roça” suspeitos de assaltos à mão armada na Praia e Assomada

Os cinco indivíduos acusados de vários crimes de roubo à mão armada, praticados nas últimas semanas na Praia e na Assomada, já se encontram na Cadeia de São Martinho a aguardar julgamento. Esta semana foram também detidos em flagrante dois indivíduos que tentavam assaltar um mini-mercado no Palmarejo.

 Concessão de Portos

Boloré volta à carga e tem Grupo Sousa e Transinsular no caminho

A Boloré, que tinha vencido o concurso internacional para a concessão dos principais Portos de Cabo Verde, mantém o interesse nesse negócio. E, desta feita, a multinacional francesa deverá contar com a forte concorrência do Grupo Sousa e da Transinsular. Um novo concurso será lançado em Dezembro.

Cidade da Praia

Alunos e professors expõem constrangimentos da Escola Tecnofício Professores e alunos da Escola Politécnica e Formação Profissional Tcnofício, na Cidade da Praia, dizem-se “desconsiderados” pela direcção desse estabelecimento de ensino. O não pagamento dos salários e suposta atribuição de notas falsas, entre muitas outras alegadas irregularidades, fazem parte do dia-a-dia da instituição, segundo os denunciantes. Ainda que parcial, o director José Jorge Moreno tem outra versão dos factos e diz-se disponível para resolver os problemas existentes.

Futebol em São Vicente

Académica procura primeira vitória ante o Batuque

O Torneio de Abertura em São Vicente entra esta semana na sua segunda jornada. Um dos duelos mais aguardados põe frente-a-frente as formações da Académica do Mindelo e do Batuque. Depois de perder ante o Mindelense na jornada inaugural, a “Briosa” procura o primeiro triunfo na prova. Do mesmo modo, o Batuque quer continuar na senda dos triunfos.

Ribeira de Calhau e Madeiral

Sem água e com terrenos desactivados, criadores desfazem-se do gado

Com velhos problemas e nenhuma solução à vista, a comunidade da Ribeira de Calhau e do Madeiral, em São Vicente, vê-se duplamente afectada pela falta de água, o que já levou à desactivação de grandes parcelas de terrenos de cultivo. A falta de água para o cultivo da terra tem ditado, também, a inexistência de pasto para os animais, dificultando a vida das famílias que vivem, essencialmente, destas duas actividades.

 -Esta Edição nº 634 – que já está nas bancas! -, traz, também, o já tradicional Caderno ETC., a par da Opinião de Adriano Lima; e da Coluna de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top