PUB

Cultura

Mindelo: Pintura de Topad pelas mãos de artista plástico português inaugurada hoje na marginal

Uma obra de pintura, de grandes dimensões, de Topad, da autoria do artista português Pedro Albuquerque vai ser inaugurada esta sexta-feira,25, na Marginal do Mindelo, junto à réplica da Torre de Belém.

Conforme uma nota de imprensa da organização, Pedro Albuquerque aceitou o desafio da Kriol Ideias, em parceria com a Ocean Week, para homenagear com a sua pintura este grande “lobo” do mar da ilha do Monte Cara – TOPAD. A iniciativa conta também com o apoio da Mariventos.

Este artista destaca-se pela sua técnica singular na pintura, retratando rostos de forma forma muito especial. Com recurso ao hiper-realismo e o desenho, esta técnica surpreende por muitas vezes não se conseguir distinguir se trata-se de uma imagem em desenho ou fotografia.

Pedro Albuquerque realizou inclusive durante os últimos dias algumas aulas abertas para os artistas locais, que decorreram ao mesmo tempo que ia intervindo na pintura, explicando a sua técnica. As aulas contaram com uma boa adesão da comunidade artística e muitos jovens. A obra demorou cinco dias a ser elaborada, sempre com trabalho noturno.

Em entrevista ao A NAÇÃO Pedro Albuquerque disse que ao longo da pintura tentou “transmitir a alegria, o sorriso e a vida que Topad transmitia”. Características que foi conhecendo “melhor” à medida que foi ouvindo “histórias de Topad contadas pela população, pelos amigos…”.

Sobre Cabo Verde, diz-se “encantado” e garante que tem sido “muito bem recebido”.

A inauguração acontece pelas 19h e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, além de várias figuras da sociedade mindelense, familiares e amigos de TOPAD.

Perfil Pedro Albuquerque

Pedro Albuquerque nasceu no Porto, Portugal, em 1978.

É licenciado em pintura pela Faculdade de Belas Artes do Porto.

Ao longo da sua carreira tem participado em diversas exposições colectivas e individuais em Portugal e um pouco por todo o mundo (Espanha, Holanda, EUA, Rússia, Angola…etc.)

O seu nome já apareceu mencionado na edição americana da publicação “international contemporary masters” que aponta promessas da arte internacional.

Nos últimos anos de carreira tem explorado o retrato. Em cada retrato explora sentimentos, mensagens subliminares, intenções, desejos, diálogos com quem observa. O observador é um voyeur, que, não conhecendo a história por trás do retrato, cria a sua própria história, sente e é levado a mergulhar na alma do retratado.

Os seus retratos são muito seguidos nas redes sociais e no seu instagram – pedro.albuquerque_artist conta com mais de 147 mil seguidores.

 

PUB

PUB

PUB

To Top