A cidade do Mindelo acolhe, de 17 a 19 do corrente, o primeiro Fórum Nacional da Juventude. Trata-se de uma iniciativa do Governo de Cabo Verde em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Câmara Municipal de São Vicente.
A cerimónia de abertura será presidida pelo Presidente a República, Jorge Carlos Fonseca.
Este Fórum constitui uma oportunidade para reforçar o diálogo através da reflexão e debates entre o Governo e a juventude cabo-verdiana, proporcionado um espaço de participação da camada e contribuindo assim para a implementação da Agenda 2030, “não deixando ninguém para trás” e da Agenda 2063, tendo em conta o seu papel no processo de desenvolvimento e na construção de um planeta com justiça social para todos.
O encontro de Mindelo, que decorre sob o lema “Preparar os Jovens para o Mercado Global”, insere-se igualmente na vontade do Governo em implementar a iniciativa YouthConnekt, que conta com o apoio do PNUD. A mesma consiste numa plataforma que permite aos jovens entre os 16 e os 30 anos relacionarem-se com líderes, modelos a seguir, colegas, capacidades e recursos para promover oportunidades de emprego e empreendedorismo.
A rede YouthConnect é inovadora, holística e integrada – abrange todos os aspectos da vida de um jovem, isto é, criação de emprego, empreendedorismo, sensibilização, saúde sexual e reprodutiva, envolvimento da juventude no diálogo político, participação no desenvolvimento comunitário, valores e atitudes etc.
Neste sentido, durante o encontro, que será dividido em cinco painéis, serão discutidos temas como a Juventude Africana: Perspectivas e oportunidades; Oportunidades de financiamento; Agenda 2010, a Localização dos ODS, o Papel das comunidades no cumprimento da Agenda 2030 e o Engajamento da Juventude na Agenda 2030; Políticas nacionais de Emprego e Empregabilidade Desenvolvimento de Competências e Empregabilidade; bem como o Ecossistema para a Cooperação Sul-Sul, o reforço das capacidades para a promoção de negócios e parcerias e o papel das Associações nessa cooperação Sul-Sul.
Destinado essencialmente aos jovens cabo-verdianos, onde se espera a presença de cerca de 120 participantes, o encontro contará com a presença altas personalidades nacionais e internacionais destacando-se o Primeiro Ministro de Cabo Verde, a Ministra da Juventude de Rwanda, o empresário e filantropista, Tony Elumelu e o Director do Centro Regional para África do PNUD.