PUB

Destaques

Destaques da edição 632 do Jornal A NAÇÃO

Advogados a favor, magistrados contra

Processos  julgados por ordem de entrada e não por prioridade

Para responder ao problema da morosidade da justiça, o Governo quer que os processos passem a ser julgados em função da sua tramitação cronológica. Aplaudida pelos advogados, a proposta é, todavia, vista com reservas e até desconfiança pelos magistrados. Entre estes, há quem acuse Janine Lélis de se ter rendido ao “populismo” de “certos” advogados.

 

Ambiente

São Vicente tenta reaproveitar lixo electrónico

Apesar de em Cabo Verde ainda não haver uma estratégia de reaproveitamento do lixo electrónico, em São Vicente há empresas que tentam fazer o que podem, reaproveitando-o (e-lixo) da melhor forma possível. Mas ainda há muita coisa que vai parar à Lixeira Municipal e que está a poluir o Meio Ambiente e a pôr em causa a Saúde Pública.

 

Programa “Casa para Todos”

IFH aperta cerco aos devedores  

A Imobiliária Fundiária e Habitat (IFH) lançou uma ofensiva no sentido de pôr cobro a situações de falta de pagamento de renda resolúvel por parte de beneficiários de habitações, no âmbito do Programa “Casa para Todos”. A situação é “estável”, mas o presidente do Conselho de Administração (PCA) da Empresa, José Miguel Martins, avisa que já se atingiu o limite de tolerância a situações de inadimplência (incumprimento).

 

Transportes Aéreos

Thomsonfly é a companhia que movimenta mais passageiros para Cabo Verde

A companhia inglesa Thomson Fly, pertencente ao grupo TUI AG, foi a companhia que movimentou mais passageiros para Cabo Verde em 2018, num total de 240 mil 896 passageiros transportados, equivalentes a 27,8% da quota de mercado. Segue-se a Tap Air Portugal, em segundo e a TACV (actual Cabo Verde Airlines) em terceiro. A tendência manteve-se no primeiro semestre de 2019, com estas companhias a liderarem o top três daquelas que mais passageiros trazem para Cabo Verde.

 

Educação

Professores fora do quadro acusam Ministério de “intransparência”  Professores de várias ilhas e concelhos do País, que viram os seus nomes ficar de fora da primeira lista do quadro docente, acusam o Ministério da Educação de usar critérios “dúbios e intransparentes” na selecção. Perante a situação, alguns sindicatos da classe já se posicionaram, mas a tutela esclarece que os critérios vão para além dos anos de trabalho e que está aberta para reclamações formalizadas.

 

São Vicente

“Nhô Fula” cria Projecto para “Salvar o homem e o bote com flutuadores”

A Escola de Natação e de Salvamento Aquático “Nhô Fula” (ENAFSALVA), em São Vicente, acaba de conceber o projecto “Salvar o homem e o bote com flutuadores”. A ideia, desenvolvida em estreita colaboração com o seu mentor, Silas Leite, pretende adaptar flutuadores nas bordas de embarcações de pesca. O projecto está em fase de socialização e a meta, a curto prazo, é apresentá-lo no Mindelo “Ocean Week” e na Expomar (Feira das Actividades Económicas Ligadas ao Mar).

 

Santo Antão

Escola de Futebol Juvenil do Tarrafal forma cidadãos e atletas para o futuro

A Escola de Futebol Juvenil do Tarrafal, em Ribeira Grande (na Ilha de de Santo Antão), é apresentada pelo seu mentor Manuel Delgado como um espaço de “formação de bons cidadãos e bons futebolistas para o futuro”. A Escola trabalha, neste momento, com perto de 90 jogadores “mirins” e um dos principais objectivos é ter um espaço próprio para os seus trabalhos. A Academia recebe apenas um único subsídio anual de 25 contos, atribuído pela Câmara Municipal local.

 

Super-Taça de São Vicente

Mindelense e Falcões do Norte medem forças no começo oficial da Temporada  O começo oficial da Temporada Futebolística 2019/20, em São Vicente, acontece já este sábado, 12, com a disputa da Super-Taça, entre o Mindelense e o Falcões do Norte.  A decisão de abrir a época com a Super-Taça saiu da reunião feita na semana passada entre a Associação Regional de Futebol e os clubes nela filiados.

 

-Esta Edição nº 631 – que já está nas bancas! -, é enformada, também, pelo já tradicional Caderno ETC., a par das Colunas de Marciano Moreira e de Natacha Magalhães.

PUB

PUB

PUB

To Top