O PCA do NOSi, Carlos Pina, garantiu ontem na cidade da Praia, que todas as escolas secundárias do país já dispõem de um Weblab, no total de 43 infraestruturas disponibilizadas.
Carlos Pina, que interveio num debate promovido pela Agência Lusa a propósito do “Futuro de Cabo Verde e o papel de Portugal”, com enfoque no sector da economia digital, avançou ainda que o projecto beneficia 4.800 jovens, dos 12 aos 15 anos, mas, o intuito é “criar condições” para estender o programa ao “ensino básico”.
Os laboratórios, diz, potenciam na prática conhecimentos base de robótica e primeiros contatos com “inteligência artificial”.
Esse responsável defendeu que é preciso “criar condições de infraestruturas favoráveis” para o desenvolvimento da economia digital e apontou quatro desafios para acelarar as empresas de base digital.
Investir na qualidade das infraestruturas e colocar a tecnologia ao serviço das pessoas; acelerar a identificação digital; zelar pelo direito à privacidade, protecção de dados e apostar na cybersegurança; desenvolver a inteligência artificial ao serviço das pessoas.
GC