PUB

Cultura

Filme que retrata história de uma mulher cabo-verdiana chega às salas portuguesas

“Vitalina Varela”, de Pedro Costa, o filme que retrata a vida de uma cabo-verdiana que viveu grande parte da vida à espera de ir ter com o marido, Joaquim, emigrado em Portugal.

A película, avança a LUSA, chega aos cinemas portugueses a partir do dia 31 deste mês.

“Vitalina Varela”, conforme avança a mesma fonte, estreou em agosto passado, no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde arrecadou os prémios Leopardo de Ouro e Leopardo de melhor interpretação feminina para a protagonista, que dá nome ao filme.

“Esta é a história de uma mulher cabo-verdiana que viveu grande parte da vida à espera de ir ter com o marido, Joaquim, emigrado em Portugal. Sabendo que ele morreu, Vitalina Varela chegou a Portugal três dias depois do funeral”, escreve a LUSA. .

Pedro Costa conheceu Vitalina Varela quando rodava o filme anterior, “Cavalo Dinheiro”, acabando por incluir parte da história dela na narrativa e dando-lhe agora protagonismo na nova obra cinematográfica.

Quando recebeu o prémio disse que essa distinção “é muito importante para as pessoas que fizeram o filme” e que poderia “abrir portas” para ser visto internacionalmente.

“Conseguir este prémio num festival como Locarno significa que tudo é possível, até para um filme feito sem dinheiro”, “pacientemente e cuidadosamente, de forma a que estes lugares e esta comunidade [em Lisboa] seja protegida pelo cinema”.

O mesmo explica que os filmes sobre esta comunidade, com a qual mantém uma relação há mais de vinte anos, não são documentários: “Estamos a fazer algo um pouco mais épico”.

“Falo de pessoas que vivem hoje no esquecimento, dormem nas ruas, são torturados. O cinema pode protegê-los, de certa forma vingar uma parte desta situação, porque pode ser exibido em qualquer lado”, disse, citado por essa agência.

Depois de Locarno,  a mesma fonte diz que o filme está a fazer uma “notável e inigualável carreira internacional”, refere a Midas Filmes, com a presença em 42 festivais, de Espanha à Austrália, da Alemanha à Coreia do Sul.

C/LUSA

 

PUB

PUB

PUB

To Top