A editora cabo-verdiana Rosa de Porcelana vai marcar presença no festival literário internacional de Óbidos, com uma extensão da 3ª edição do Festival de Literatura-Mundo do Sal.
Sob a curadoria de José Pinho, o Festival incluiu uma área de programação das iniciativas locais e da programação autónoma dos parceiros e apoiantes do FOLIO, como Editores, Livreiros, Fundações, outros Festivais Literários, Instituições Estrangeiras, Institutos Culturais das Embaixadas, entre outros. Juntos vão apresentar um conjunto de cerca de 100 iniciativas.
Entre outras coisas, a Rosa de porcelana vai apresentar uma extensão da 3ª edição do Festival de Literatura-Mundo do Sal.
Essa extensão acontece dia 11 de Outubro (sexta-feira), às 16H30, na Tenda dos Editores e Livreiros e do programa consta a conferência “Os cânones literários de língua portuguesa e a Literatura-Mundo”, proferida pelo professor Emerson Inácio, com a moderação de Inocência Mata, curadora científica do FLMSal-2019/20.
Haverá ainda uma mesa de debate com os escritores Guiomar de Grammont, Pilar Del Río e Suzano Costa, com moderação da ativista cultural Marta Lança, sob o tema “O Medo e a Resistência”.
Já no sábado, dia 12, pelas 14H30, realiza-se uma conversa com os escritores Ana Mafalda Leite, Jorge Carlos Fonseca (PR de Cabo Verde), Karla Suarez, moderada pelo escritor e jornalista Manuel Halpern, onde se pretende uma discussão a partir da questão: “Que dialéticas literárias em tempos de medo?”.
o presidente e escritor cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca deverá marcar presença inclusive na inauguração do FOLIO-2019, cuja participação estende-se ao Sarau Poesia & Morna, no qual serão interpretados textos de sua autoria e Mornas d´Sodade, de Zezé Barbosa (dia 10, às 23H30, na Livraria Artes & Letras).
O Folio é um dos festivais mais conceituados de literatura e acontece de 10 a 20 de Outubro em Óbidos, Portugal. Conta com 150 autores e criadores, 36 espectáculos, a presença de 12 livreiros e prevê-se a realização de 154 sessões literárias.