PUB

Destaques

Destaques da edição 630 do Jornal A NAÇÃO

Magistratura Judicial alerta

Populismo tenta condicionar a Justiça

Pela primeira vez, na história dos Tribunais, o populismo é apontado como uma das ameaças à Justiça em Cabo Verde. O Conselho Superior de Magistratura Judicial (CSMJ) afirma, no seu Relatório deste ano, que os juízes tornaram-se alvos de ataque por parte de “certos” sectores da sociedade, visando a independência do funcionamento da Justiça. O Ministério Público, por seu turno, fala, também, em “tentativas” de controlo.

 

Especial Pré-Escolar

Ainda há muitas crianças fora do Sistema

A Educação Pré-Escolar ainda não é obrigatória em Cabo Verde. Com isso, muitas crianças acabam por não ter acesso a uma fase de preparação antes de entrarem no Ensino Básico Obrigatório (EBO). Conforme o único estudo em vigor, até agora, da Rede Nacional da Campanha de Educação para Todos, datado de  Dezembro de 2014, 20 por cento das crianças do País encontravam-se fora do Pré-Escolar. Um cenário que pode mudar, caso o Governo avance, em 2021, com a Educação Pré-Escolar Obrigatória.

 

Santa Catarina

Monumento da Revolta de Ribeirão Manuel recebe obras de restauração

O Memorial da Revolta de Ribeirão Manuel, em Santa Catarina (no interior de Santiago), está a receber obras de restauro. O Projecto, no valor de mil e 500 contos, é financiado através do PRAA (Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades), estando a execução acargo do artista plástico Domingos Luísa. A obra fica concluída em dois meses.

 

Achada Grande Frente

Empoderar jovens pela formação e contra a violência 

“Pilorinhu” é uma Associação que há seis anos vem lutando para uma “boa imagem” da Achada Grande Frente (AGF), em todos os sentidos, empoderando os jovens dessa comunidade piscatória da Cidade da Praia. A ideia é, com várias iniciativas, levá-los a darem costas à violência, delinquência e a outros desvios de comportamento.

 

Falência de Thomas Cook

Monopólio pode perigar Turismo em Cabo Verde

Com a falência e saída da Thomas Cook, que era o segundo maior tour operator do destino Cabo Verde, o Turismo nacional, ou, pelo menos aquilo que, até agora, é a maior fatia do turismo das ilhas, o all inclusive, está praticamente nas mãos da TUI.  O risco, dizem os especialistas, é o mesmo que o perigo de qualquer monopólio. Urge assim diversificar o mercado emissor, os operadores e trazer mais marcas para o país. Caso contrário continuaremos expostos aos riscos…

 

Taça UFOA

Cabo Verde procura estreia de sonho frente à Costa do Marfim 

A Selecção Nacional de Futebol de Jogadores Residentes defronta, nesta segunda-feira, 30, a congénere da Costa do Marfim, num jogo a contar para a qualificação do Torneio UFOA (União das Federações Oeste Africana). A Prova decorre no Senegal, de 28 de Setembro a 13 de Outubro.  Na primeira jornada, Cabo Verde joga no Estádio “Last Dior”, na cidade de Thiés.

 

-Esta Edição nº 630 – que já está nas bancas! -, traz, também, um Caderno Especial sobre o Ensino Pré-Escolar –, a par das Opiniões de João Pires e de José Valdemiro Lopes; assim como, as Colunas de Marciano Moreira e de Natacha Magalhães.

PUB

PUB

PUB

To Top