PUB

Destaques

Destaques da edição 628 do Jornal A NAÇÃO

Terrenos da Praia

Caso “Arnaldo Silva” baralha sucessão de Óscar Tavares

O mandato de Óscar Tavares no cargo de procurador-geral da República (PGR), cujo prazo já terminou, não vai ser renovado. E quem quer que venha a sucedê-lo vai herdar o destino a dar, entre outros dossiês, ao caso “Arnaldo Silva”, advogado cujos direitos de movimentação poderão estar inibidos até 36 meses, ou seja, três anos, por decisão judicial. No meio de todo o imbróglio impõe-se a pergunta: a quem interessa a politização do caso?

Ainda o caso “Arnaldo Silva”  

Como fica a ministra da Justiça?

O advogado de Arnaldo Silva, José Manuel Pinto Monteiro, trouxe à confusão os nomes do Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, e de Janine Lélis, ministra da Justiça.

A NAÇÃO sabe, no entanto, que em Março de 2014, quando foi firmado o Memorando de Entendimento entre a Câmara Municipal da Praia (então presidida por Ulisses Correia e Silva), e Arnaldo Silva (em representação de Fernando Sousa), Janine Lelis já não era sócia do antigo bastonário.

Documentário

Tarturismo revela o outro lado da protecção das tartarugas na Boa Vista

Já está finalizado e em processo de tradução para candidatura a festivais internacionais, o documentário Tarturismo, assinado por Mário Cabral. A película, de 52 minutos, revela o outro lado da protecção das tartarugas na Boa Vista. Um lado que dá a conhecer a relação entre as ONG’s locais e a população da ilha, e que fez Mário Cabral constatar que entre alguns reina o sentimento de que as tartarugas são “mais importantes” que as gentes da Boa Vista.

Santo Antão

Chuvas de Setembro anima camponeses

Em Santo Antão, depois da seca severa dos três últimos anos, após as primeiras chuvas de Setembro, o cenário é animador. O verde já tomou conta dos campos e montes e os agricultores, estes, renovaram as esperanças numa boa colheita. A falta de mão de obra preocupa, contudo, quem vive da terra na “Ilha das Montanhas”.

São Vicente

Campus do Mar vai avançar mesmo contra a vontade da Uni-CV

A criação do Campus do Mar, que engloba a Universidade Técnica do Atlântico (UTA) e a Escola do Mar, vai ser uma realidade muito em breve. A garantia é dada pelo secretário de Estado-Adjunto para a Educação, Amadeu Cruz, que acrescenta que as propostas do Decreto-Lei que criam o Campus do Mar já foram submetidas ao Conselho de Ministros. Contudo, o Conselho da Uni-CV (Universidade Pública de Cabo Verde) considera a iniciativa “desaconselhável” por uma série de razões.

Tarrafal de Santiago

Casas de emigrantes despejadas por ladrões

As casas de emigrantes nas localidades de Ponta de Atum e Ponta Lagoa, aredores da cidade de Mangue, sedo  do concelho de Tarrafal (no interior de Santiago), estão na mira dos assaltantes. Nos últimos meses, várias residências foram alvo de assaltos, tendo os meliantes levado televisores, colchões e electrodomésticos fáceis de transportar.

 

Achada Grande Frente

Chuvas deixam a nu falta de saneamento

Os moradores da Achada Grande Frente (na Cidade da Praia), sobretudo nas ruas “menos privilegiadas”, estão descontentes com alguns dos efeitos da chegada das primeiras chuvas deste ano. Além da falta de calcetamento, em algumas ruas, as reclamações passam, também, pela deficiente ou até falta de saneamento e urbanização.

 

-Esta Edição nº 628 – que já está nas bancas! -, é feita, também, do habitual Caderno ETC., que traz uma pertinente, interessante e imperdível REPORTAGEM sobre o modo e a forma que o COMÉRCIO TRADICIONAL dribla a concorrência; a par das Opiniões de Arsénio Fermino de Pina e de José Manuel Fragoso; e da Coluna de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top