PUB

Destaques

Destaques da edição 627 do Jornal A NAÇÃO

Troca de Dornier por dois aviões CASA 

Negócio foi um “desastre”

A operação que visava a troca do Dornier da Guarda Costeira para dois aviões CASA – C212 – 100 foi considerada um “desastre”. Os quatro efectivos das Forças Armadas de Cabo Verde, que estavam em Portugal para receber formação para poderem fazer a manutenção desses aviocares, acabam de regressar ao país sem qualificação. A alternativa agora é trocar o Dornier pelo Jet Stream 32, que a Sevenair tem estacionado no Aeroporto da Praia.

 

Rota São Vicente-Santo Antão

Vidas em sobressalto no Mar d’Canal

O orgulho de uma vida inteira. O sustento dos filhos. O sonho da casa própria. O compromisso com a banca… É assim a vida daqueles (mulheres e homens) que dia sim, dia não, se aventuram no canal entre Santo Antão e São Vicente, vêem esta rota que tem sido, há anos, o seu pão de cada dia. Os primeiros dias da CV Interilhas veio deixar essas vidas em sobressalto.

Economia

Jovens investem na produção de painéis de gesso

Casal de jovens empreendedores – Sónia Gonçalves e Luís Samir Moreira – aposta na produção de painéis de gesso 3D para revestimentos do interior de edifícios. A empresa utiliza actualmente gesso importado, mas a gestora Sónia Gonçalves avança que a ambição é utilizar matéria-prima local, designadamente, das ilhas do Maio e de Santo Antão.

Desporto

Federação de Halterofilismo aposta nos adolescents

A Federação Cabo-Verdiana de Halterofilismo (FECAH) pretende fazer uma forte aposta na camada adolescente, com a perspectiva de ter atletas num quadro competitivo internacional num período mínimo de 10 anos. Em parceria com o Comité Paralímpico Cabo-verdiano, a FECAH vai dar uma atenção especial ao Para-powerlifting, modalidade destinada a pessoas portadoras de deficiências.

Estrada Ribeira Bote-Baía das Gatas

Ministério Público quer comprovativos das despesas

O Ministério Público pediu à Estradas de Cabo Verde o comprovativo das despesas realizadas na reparação do piso da estrada que liga Ribeira Bote à Baía das Gatas. Suspeita-se que parte da verba tenha sido desviada para a estrada de Salamansa, que não teve o crivo do Tribunal de Contas. A ARAP dá conta de que o Instituto de Estradas também abusou do ajuste directo em 2017.

 

Sarampo

Cabo Verde não regista nenhum caso desde 1998

Apesar do alerta da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre o surto mundial de Sarampo presente em 181 países, Cabo Verde continua sem nenhum caso desde 1998. Ainda assim, o Ministério da Saúde diz-se alerta, chamando a atenção para a importância da vacinação e do reforço da vigilância nos pontos de entrada de pessoas provenientes dos países onde o vírus já circula.

Henrique Teixeira de Sousa

Trabalhos científicos relançados pela Casa das Bandeiras

Os escritos científicos sobre a Saúde e a Nutrição em Cabo Verde, do médico e escritor Henrique Teixeira de Sousa (num total de três monografias), vão ser relançados esta sexta-feira, 6, em São Filipe, para assinalar o centenário do nascimento daquele romancista natural da Ilha do Fogo. A iniciativa é da Casa das Bandeiras, que tem em curso um vasto programa alusivo à efeméride que se estende até Março do próximo ano.

-Encontra, também, nesta Edição nº 627 – que já está nas bancas! -, o tradicional Caderno ETC.; assim como, a Opinião de António Pedro Borges; e as Colunas de Filinto Elísio e de Natacha Magalhães.

PUB

PUB

PUB

To Top