PUB

Política

JPAI prepara agenda autárquica de 2020

A Direcção da JPAI reúne-se este sábado, 3 de agosto, na Assembleia Nacional, com o objectivo de dar início à preparação da Agenda desta Juventude partidária para as Eleições Autárquicas de 2020.
Conforme informações avançadas pela JPAI a reunião será presidida pelo Presidente da Juventude do PAICV, Fidel Cardoso De Pina, e irá servir para debater “com profundidade” o contributo que a JPAI pode dar ao Partido e ao País nas eleições que se avizinham.
Além do Presidente e Vice-Presidentes, participarão desta reunião todos os membros do Secretariado Nacional da organização bem como todos Presidentes das Concelhias da JPAI na ilha de Santiago.
Entre os problemas que no entender da JPAI afectam o país estão os “graves problemas que afectam a Juventude, nomeadamente o desemprego, a precariedade laboral e habitacional e as dificuldades financeiras para aceder ao Ensino Superior no País e no estrangeiro”.
A esta lista acresce ainda a  “ausência de políticas de formação profissional, que garantam percursos formativos alternativos, previsível e em todos os Concelhos, bem como a perda de população jovem em vários munícipios do país”.
A JPAI considera que a juventude cabo-verdiana “deve preparar-se para participar ativamente nas próximas Eleições Autárquicas, quer integrando as listas aos orgãos municipais, quer influenciando as Plataformas dos vários candidatos, para que sejam adoptadas políticas locais favorecedoras do desenvolvimento económico, da criação de novas empresas e de novos e melhores oportunidades de emprego e rendimento, para além de um conjunto de políticas públicas que beneficiem a Juventude e as famílias”.
 A JPAI diz que quer promover a “auscultação” da Juventude e delinear uma espécie de Caderno Reivindicativo da Juventude junto das candidaturas do PAICV e não só.
“A JPAI considera que a Agenda Autárquica do PAICV deve poder reflectir as preocupações da Juventude em domínios como o acesso ao emprego digno e a oportunidades económicas, mas também à habitação condigna; à proteção e segurança social, ao desporto, a um ambiente saudável e propiciador melhores condições de saúde e bem-estar”, avançam.
Ainda, essa organização defende que deve-se proporcionar à Juventude “espaços novos e recriados de participação na vida pública”.
Isto tendo em vista também a redução da taxa de abstenção. “É nossa convicção que uma Agenda Autárquica concebida com os jovens e para os jovens, contribuirá de sobremaneira para a recuperação gradual da confiança dos jovens na Política e nos políticos e consequentemente, contribuir para a redução da taxa da abstenção que tem vindo a ser assustadora nas últimas eleições, sobretudo no seio do eleitorado jovem”.
O encontro acontece no 5ºPiso – Sala do Grupo Parlamentar do PAICV.
 

PUB

PUB

PUB

To Top