PUB

Desporto

FCF considera “fundamental” Cabo Verde qualificar-se para o CAN’2021 nos Camarões

A Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) considera “fundamental” a qualificação da selecção nacional para o Campeonato Africano das Nações, CAN’2021, nos Camarões, visando a afirmação de Cabo Verde no futebol internacional, depois falhanços consecutivos nas duas últimas edições.
O presidente da FCF, Mário Semedo, avançou à Inforpress que um país que quer afirmar-se tem que estar permanentemente nas fases finais do CAN e assegurou que a “federação vai fazer tudo e exigir, também, que o país qualifique” para a fase final da competição em 2021 nos Camarões.
Realçou que Cabo Verde teve todas as condições para estar no CAN’2017 e que este insucesso “acabou por prejudicar, de certa forma, a não qualificação no CAN’2019”, recentemente disputado no Egipto.
“Temos de fazer sistematicamente parte das equipas finalistas do Campeonato Africano das Nações. Isto é muito importante”, explicou Mário Semedo à Inforpress, considerando inclusive, que a equipa técnica já está sensibilizada, e que as duas partes estiveram todo este tempo a trabalhar na perspectiva de tomar algumas medidas que possa trazer mais-valia para a equipa.
Mário Semedo, entretanto, discorda do facto de Cabo Verde, juntamente com Ruanda e Moçambique partilharem o mesmo grupo de qualificação com a equipa organizadora dos Camarões, já que nesta poule “apenas uma selecção vai-se qualificar”, face ao apuramento automático dos camaroneses.
É que nos restantes grupos serão sempre duas selecções a qualificarem-se, situação que levou a FCF a preparar uma exposição junto a Confederação Africana de Futebol (CAF) para manifestar o seu desagrado “caso se confirme que assim seja”.
Esta pretensão da FCF em regressar ao CAN foi tornada público no congresso “O futebol cabo-verdiano” realizado segunda e terça-feira na Cidade da Praia, onde foi apresentado o “Projecto 1-3-1”, no quadro da reestruturação das selecções nacionais.
O projecto implica a qualificação de uma selecção de formação, três apuramentos para o CAN e um Campeonato do Mundo nos próximos sete anos (2018-2026).
A selecção de Cabo Verde conta com duas participações nas fases finais do CAN, sendo a primeira em 2013, em Angola, na altura sob comando técnico de Lúcio Antunes e a segunda, em 2015, na Guiné Equatorial, comandada por Rui Águas.
Depois destas duas qualificações, Cabo Verde falhou as fases finais o CAN’2017 realizado no Gabão e CAN’2019, no Egipto.
Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top