PUB

Destaques

Jornal A NAÇÃO edição 621 já está nas bancas

Presidente da Assembleia Municipal da Boa Vista

Péricles Barros contra “deriva” de José Luís Santos

O presidente da Assembleia Municipal da Boa Vista, Péricles Barros, demarca-se das afirmações “ligeiras” e de uma certa “ingenuidade política” do seu colega edil José Luís Santos, que, a seu ver, está na “berlinda” entre o MpD e o grupo BASTA (Boa Vista Avante Sempre Trabalhando Arduamente).  O PAICV, por seu lado, promete avançar com um processo contra o autarca, caso o Ministério Público e o Governo não agirem em conformidade com a Lei.

 

Concessão dos Transportes Marítimos

Transinsular começa a operar sem mínimos prometidos

Os armadores nacionais consideram que tinham condições para assumir a concessão dos Transportes Iarítimos inter-ilhas, nos mesmos moldes que acabou por ser atribuída à Cabo Verde Inter-ilhas, Companhia criada pela portuguesa Transinsular, vencedora do Concurso Internacional. A nova Empresa começa a operar no dia 15 de Agosto, com os navios da “Fast Ferry” e da “Polaris”.

 

Caderno  ESPECIAL

Sem Imprensa livre não há Democracia

O debate sobre a importância da Imprensa privada enquanto pilar fundamental da Democracia e peça-chave no acesso ao serviço público, está na ordem do dia, a nível mundial. Ainda esta semana, o Governo Britânico financiou uma experiência para apoiar o jornalismo local de interesse público. Preocupações de acesso ao financiamento são, por isso, globais e extensivas a vários órgãos privados no mundo inteiro. Cabo Verde não foge à regra. Para debater problemas como a regulação do sector, o financiamento, o acesso a benefícios ficais e à publicidade em pé de igualdade com os órgãos públicos (entre outros!), a Associação dos Média Privados de Cabo Verde (AMPCV) promoveu, a 12 de Julho último, a sua Primeira Conferência sobre “O Papel dos Media em Democracia”.
O A NAÇÃO traz, nesta Edição 621, um dossiê com as apresentações dos conferencistas e depoimentos de várias individualidades ligadas directa e/ou indirectamente à Comunicação Social e à Democracia no País.

 

Papel do cuidador na vida do doente

Cancro não é uma luta isolada

O cancro, assim como outras doenças graves, demanda um tratamento intenso e doloroso. Não apenas para o doente, mas também para a família ou quem viva à volta da pessoa afectada, principalmente para quem a acompanha durante todo o processo e faz os cuidados informais. O denominado cuidador informal. Mas, quem cuida destas pessoas? Que estruturas de apoio elas encontram dentro ou fora do sistema de saúde?

 

Interior da Ilha de Santiago

Agricultores fazem sementeira com esperança num bom ano agrícola…e sem pragas

Os camponeses do interior da Ilha de Santiago, que praticam a agricultura de sequeiro, já começaram a fazer as primeiras sementeiras, com esperança num bom ano agrícola e sem pragas. A falta de sementes e os ataques dos macacos e das galinhas-do-mato são, contudo, os principais constrangimentos que os lavradores enfrentam neste momento.

 

-Encontra, também, nesta Edição nº 621 – que já está nas bancas! -, um Caderno Especial sobre: “O Papel dos Media na Democracia”; assim como, a Opinião de José Pedro “Djopan” Oliveira.

PUB

PUB

PUB

To Top