A melhoria da qualidade do queijo tradicional (fresco e curado) que se produz no Planalto Norte do Porto Novo, Santo Antão, constitui uma aposta dos criadores de gado dessa localidade, que, apesar da seca, mantêm a produção.
A casa do queijo em Chã de Feijoal, um dos povoados do Planalto Norte, vai ser alvo de obras de melhoramento, projecto já financiado através da cooperação luxemburguesa e que está a cargo da associação “Luz Verde” do Planalto Norte, segundo o líder associativo, António Lima.
Também, está em vias de ser ampliada uma outra unidade de fabrico do queijo nesse planalto, com o objectivo de melhorar a qualidade do produto, bem como a vida das famílias dessa localidade, cuja subsistência depende, essencialmente, de criação de gado.
António Lima, que é, também, produtor do queijo, realça “um excelente trabalho” que tem sido feito nessa localidade no melhoramento e divulgação do conhecido queijo do Planalto Norte, que está “entre os melhores do mundo”.
Apesar da seca, que assola, há dois anos, esse planalto, os criadores têm conseguido manter a produção do queijo, segundo este responsável.
O Planalto Norte do Porto Novo é muito conhecido pelo queijo que produz artesanalmente, com a chancela, desde 2007, de património mundial do gosto e distinguido, em 2017, pela Fundação Slow Food, com a medalha “Slow Cheese Award”.
Fonte: Inforpress
Porto Novo/Planalto Norte: Produtores apostam na modernização das unidades de fabrico de queijo para melhorar qualidade do produto
Por
Publicado em