PUB

Política

Presidente da JPAI visita a ilha do Sal com tema da precariedade laboral em Cabo Verde na agenda

O presidente da JPAI, Fidel Cardoso de Pina, realiza a partir deste sábado (20) até a próxima segunda-feira (22), uma visita a ilha do Sal. Com esta deslocação o líder da juventude tambarina pretende dos desafios da camada juvenil da ilha, com destaque para problemática da falta de emprego e da precariedade laboral existente no país.
“Estamos aproximar do momento politico mais alto do país que é mais um Estado Da Nação. A situação do desemprego jovem em Cabo Verde é grave, tanto é que segundo os últimos dados publicados pelo INE, 42,8% dos jovens entre os 15 e os 34 anos estão desempregados. Temos uma governação sem qualquer visão estratégica para o futuro – sem uma agenda para juventude. O actual governo falhou redondamente na sua política de emprego e defraudou todas as expectativas dos cabo-verdianos, principalmente os jovens, com as metas estabelecidas, de criação de 45 mil postos de emprego durante a legislatura”, diz Cardoso de Pina.
Por outro lado, o presidente da JPAI critica o pouco emprego criado no país e a sua precariedade.  Para exemplificar Fidel de Pina recorre aos dados do turismo , recentemente divulgados também pelo INE, que indicam que “no sector do turismo 75,3% do pessoal empregue tem contrato a termo e 4,2% não tem contrato, querendo dizer que a maioria dos empregos continuam a ter um cariz ainda precário no país’’
Do ponto alto da deslocação a Ilha do Sal destaca-se a tmada de Posse da direção da JPAI-Sal que será encabeçada por João Batista, que será seguida de uma Conversa Aberta sob o tema ‘’ A precariedade laboral em Cabo Verde’’ com os oradores Demis Lobo e Vera Nereu, moderados por Hernany Lima. O acto irá acontecer no Domingo pelas 16h00mn no Centro de Chã de Matias.
Trata-se de uma agenda para a JPAI continuar a ouvir a juventude cabo-verdiana, os seus anseios e as suas expectativas, para que a organização possa assim continuar exigir do Governo medidas de politica para camada juvenil que é o estrato social do país que mais problemas enfrenta.

PUB

PUB

PUB

To Top