PUB

Sociedade

Associação dos Media Privados lança debate sobre “O Papel dos Media em Democracia”

A Associação dos Media Privados de Cabo Verde realiza esta sexta-feira,12, uma Conferência sobre “O papel dos medias em democracia”.
A iniciativa decorre no Salão de Banquetes da Assembleia Nacional (Parlamento), Cidade da Praia, pelas 9h00 horas, por ocasião da tomada de posse dos Órgãos Sociais da Associação.
Além do “Papel dos medias em democracia”, a conferência debruçará sobre outros dois temas: “Direitos de autor de conteúdos dos media” e “A sustentabilidade dos medias privados”.
A Conferência conta com oradores nacionais e internacionais, vindos dos EUA e de Portugal.
Recorde-se que a criação da Associação dos Media Privados de Cabo Verde, a 25 de Janeiro último, na Cidade da Praia, surgiu na sequência de uma decisão dos representantes dos órgãos de comunicação social privados aquando da realização do fórum sobre a “Sustentabilidade do Sector Privado da Comunicação Social”, promovido em Dezembro de 2018 pela Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC).
Integra 15 órgãos de comunicação social privados que actuam nas áreas de televisão, rádio, imprensa escrita e online. O Conselho de Direcção é presidido pelo Director-Geral da Sociedade A Nação Cabo Verde, Fernando Ortet.
A Associação propugna contribuir para uma ” imprensa livre, plural e independente” e se posiciona como um “factor chave do processo de preservação da liberdade de expressão, do acesso à informação de qualidade e do desenvolvimento da democracia cabo-verdiana”.
Assim, garantem que a par de defender o reconhecimento do Serviço Público prestado pelos órgãos de comunicação social privados, a Associação vai estar “fortemente” empenhada, tanto no combate à penúria de meios e à situação de precariedade em que laboram, como na promoção de acções que visam a sustentabilidade das respectivas empresas.
A Conferência prevê contar com o engajamento de várias individualidades da sociedade cabo-verdiana ligadas directa e indirectamente à Comunicação Social e Democracia no país. No final saíram um conjunto de conclusões e recomendações.

PUB

PUB

PUB

To Top