PUB

Mundo

Grécia: Presidente convida líder do Nova Democracia a formar Governo

O Presidente da Grécia, Prokopis Pavlópulos, convidou hoje, 8, o líder do Partido Conservador Nova Democracia, Kyriakos Mitsotakis, a formar Governo, na sequência da vitória nas Eleições antecipadas de domingo.

O Presidente recebeu, na manhã desta segunda-feira, os resultados oficiais das Eleições, segundo os quais o Nova Democracia obteve maioria absoluta, com 39,8 por cento (%) dos votos, derrotando o Partido de Esquerda Syriza, do até agora Primeiro-Ministro, Alex Tsipras, que teve 31,5% dos votos.

Kyriakos Mitsotakis toma posse do cargo ainda hoje.

Durante a tarde deverá ser conhecida a composição do seu Gabinete e, na manhã de terça-feira, 9, os novos ministros e pastas.

Mitsotakis terá de agir, rapidamente, para lidar com vários problemas que ainda afligem a Economia grega.

Os ministros das Finanças da Europa estão reunidos hoje em Bruxelas (na Bélgica) para discutir a Grécia, que ainda tem metas fiscais rigorosas para cumprir, apesar de não receber diretamente empréstimos de resgate.

“Assumo o Governo do País com plena consciência da responsabilidade nacional”, afirmou no domingo à noite, Mitsotakis, no seu discurso de vitória.

“Sei das dificuldades que estão por vir, mas eu extraio força da força das pessoas”, garantiu

Durante a crise financeira que durou quase uma década, a economia da Grécia diminuiu para um quarto do que era e os níveis de pobreza e desemprego dispararam.

Apesar de as Finanças estarem a recuperar e as previsões apontarem para um crescimento da Economia de 2,2% este ano, a Grécia tem um longo caminho a percorrer até compensar a produção perdida.

A dívida do País é de cerca de 181% do Produto Interno Bruto (PIB) anual.

Mitsotakis assegurou, no domingo, que manterá a promessa de reduzir impostos, atraindo investimento e cortando burocracia para tornar a Grécia mais atractiva para negócios.

PUB

PUB

PUB

To Top