O Tribunal da Comarca de Santa Catarina decretou a prisão preventiva para nove indivíduos acusados de crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de armas e munições. Outros três ficaram com termo de idenridade e residência (TIR).
As 13 pessoas, sendo seis homens e sete mulheres, na sua maioria propretários de bares e restaurantes, na cidade da Assomada, foram detidas no passado dia 20 de Junho, pela Polícia Nacional (PN), através do Núcleo de Investigação Criminal do Comando Regional de Santiago Norte.
A detenção, recorde-se, envolveu uma mega operação, na sequência do cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão emitidos pelo Tribunal Judicial da Comarca de Santa Catarina.
A operação resultou ainda na apreensão de vários produtos estupefacientes, sendo 32,139 gramas de cocaína; haxixe; ecstasy; “pedra”,etc. Foram ainda apreendidas 348,035 gramas da erva canábis.
A PN apreendeu ainda várias armas e munições, sendo: uma arma de fogo de calibre 6,35, incluindo 02 munições e um gás lacrimogénio; 15 armas brancas, entre as quais, maxim, facas, navalhas; e 44 munições de diversos calibres.
Em termos de valores monetários foram apreendidas cerca de 600 mil escudos e 500 euros.
Os detidos foram apresentados ao Tribunal da Comarca de Santa Catarina no sabádo 22 de Junho, para o efeito do primeiro interogatório tendo o tribunal decidido aplicar como medida de coação prisão preventiva para os nove arguidos por posse de cocaína, canábis e armas.
O Tribunal decretou ainda Termo de Identidade e Residência (TIR) para três dos detidos, por posse de estupefacientes, nomeadamente, pequenas quantidades de cocaína.