PUB

Economia

GAO estima crescimento da economia de Cabo Verde entre cinco a seis por cento em 2019

O Grupo de Apoio Orçamental (GAO) estima um crescimento no “intervalo de cinco a seis por cento” da economia cabo-verdiana em 2019, com base nas reformas estruturais em curso.
Segundo o relatório apresentado hoje na Cidade da Praia, depois de uma visita de uma semana a Cabo Verde, o ritmo da actividade económica acelerou em 2018, tendo o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) aumentado 5,5 por cento em 2018.
No entanto, GAO lança o alerta de que a economia continua vulnerável aos choques externos e que a inflação média anual se aproximou de 1,3 por cento em 2018, contra 0,8 de 2017, “reflectindo nos preços mais elevados dos transportes, na energia e habitação”.
A mesma fonte indica que o défice da balança corrente externa ficou estimado em 4,5 por cento em 2018 e com um défice de sete por cento PIB em 2017.
O documento acrescenta que o défice da conta corrente externa continua a ser financiado através de “influxos” oficiais de capitais e investimentos privados.
O relatório do GAO aponta ainda que os esforços em curso de consolidação fiscal para reduzir os desequilíbrios orçamentais estão a surtir efeitos positivos, principalmente nível das receitas fiscais que aumentaram 5, 5 pontos percentuais desde 2014, atingindo 22,1 por do PIB em 2018.
O GAO integra o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), União Europeia, Luxemburgo, Portugal e Banco Mundial e financia o Orçamento do Estado através de donativos e empréstimos em apoio às prioridades do Governo na política nacional de de desenvolvimento.
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top