Cabo Verde somou hoje duas vitórias no basquetebol feminino 3×3 nos primeiros jogos africanos de praia, que decorrem entre 15 e 23 de Junho na Ilha do Sal, mais precisamente em Santa Maria.
As atletas nacionais têm surpreendido, mostrando estar em forma e focadas na vitória.
De manhã venceram a Tunísia por 14-12 , depois de terem empatado 12-12 e à tarde levaram a melhor à equipa do Botswana, por 15-10.
Denise Fonseca, porta voz da equipa, garante que as vitórias são fruto de “muito esforço” e “dedicação”.
O objectivo, além de ganhar experiência, é “ganhar alguma medalha” e para isso superar a qualidade das outras atletas.
“As equipas são extremamente fortes. África por si só é forte. Há equipas com mais técnica do que força, outras o contrário, mas todas muito fortes”, afirmou Denise em entrevista ao A NAÇÃO.
O piso de basquetebol veio da cidade da praia nesta madrugada e foi montado horas antes do início da competição.
“O piso está jogável…não é o mais adequado, até vimos que há algumas falhas, mas é o que temos neste momento e é o que temos de aproveitar e saber jogar e nos adaptar a ele”.
Para os próximos jogos, Denise garante que o objectivo é “ganhar, ganhar e ganhar”.
Amanhã enfrentam a equipa do Mali, um colectivo “extremamente forte”, mas que não vai tirar o foco dos objectivos.
“Vamos dar o todo o nosso couro, o nosso coração. Estamos na nossa terra e temos que mostrar que valemos a pena ser vistas e que vale a pena estar aqui nesta competição”.
Denise apela ao apoio do público de Santa Maria, para que venham assistir aos jogos e torcer pelas equipas femininas noutras modalidades que não só o futebol.
“O basquete é visto como o parente pobre do desporto, não sei porquê…o futebol é sempre o mais visto. Os horários também não ajudam, dia de semana e de trabalho, mas nós precisamos de apoio. Basta ouvir aquele “nu bai, nu bai…força Cabo Verde, que é suficiente”.
A equipa feminina de basquetebol 3×3 enfrenta esta sexta-feira,21, a equipa do Mali às 9h40, na arena 3.
GC
Sal 2019: Cabo Verde estreia-se com duas vitórias no basquetebol feminino
Por
Publicado em