PUB

Destaques

Destaques da edição 616 do Jornal A NAÇÃO

Milhares no adeus a Dom Paulino Évora

Figura marcante e incontornável na “renovação da Igreja”

Clero, leigos, fiéis e autoridades civis renderam, ontem, 19 de Junho, a sua última homenagem a Dom Paulino Évora, Bispo Emérito de Santiago e de Cabo Verde, que foi dado à terra a poucos dias de completar 88 anos. Por muitos lembrados como figura marcante na renovação da Igreja pós-Independência, outros há que guardarão dele a imagem de “uma pessoa controversa, fria, polémica e dura”.   

Troca de Dornier por “CASAS”

Negócio de “alto risco” para Cabo Verde

A permuta do avião Dornier da Guarda Costeira por dois aparelhos CASA pode ser um negócio de “alto risco”, ou até mesmo “mau negócio”, para o Estado de Cabo Verde. Os aparelhos, “hangarados” desde 2011 na base aérea do Montijo (Portugal), apresentam problemas de conservação e sem os principais equipamentos de navegação. Mesmo assim, a Sevenair mantém a ideia de que o negócio “é bom” para as ambas as partes.

Concessão de Aeroportos

Aviação Civil teme “pretensão” de diminuir poderes de regulação

A Agência de Aviação Civil (ACC) receia perder a competência de regulação económica com a concessão da gestão dos aeroportos. Para essa agência de regulação, a opção de passar a competência de fixação de taxas aeroportuárias para a empresa concessionada, pode comportar riscos “incomensuráveis” à actividade do sector.

Electrocussão de cães

Activistas dizem que leis da CMP vão contra “si mesma”

A polémica entre o Movimento Comunidade Responsável e a Câmara Municipal da Praia (CMP), por causa da forma como a edilidade anda a eliminar os cães vadios, conheceu, nos últimos dias, novos episódios. O vereador António Lopes da Silva fala em “campanha” contra a Câmara, tendo como móbil fins políticos. Maria Fortes responde que o Movimento Responsável é “apartidário”.

 Arquipélago soma sete títulos na primeira fase

Jogos Africanos aproximam Cabo Verde do continente

A praia de Santa Maria, na ilha do Sal, é por estes dias uma arena gigante de desportos de praia. A primeira edição dos Jogos Africanos de Praia reúne 48 países e perto de mil participantes entre atletas e delegados. Mais do que uma competição desportiva, o evento acabou por se transformar num espaço de troca de culturas e que deu a conhecer um pouco mais de Cabo Verde ao seu próprio continente. Atletas e treinadores estão encantados com a “simpatia” criola e a beleza da praia e, até agora, dão nota positiva aos jogos. No Sal reina o “fair play” e Cabo Verde já conquistou sete medalhas na primeira fase. O público pede mais para a segunda fase e as expectativas são altas.

-Esta Edição nº 616 – que já está nas bancas! -, contém, também, as  Opiniões de Pedro Moreira,  Alcides Fortes e Sandy Cardoso;  a par da Coluna de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top