PUB

Mundo

Vaticano: Sínodo dos bispos abordará ordenação de homens casados

O Sínodo dos Bispos sobre a Amazónia, que se realiza no Vaticano de 6 a 27 de Outubro, irá abordar a ordenação de homens casados para as áreas mais remotas, anuncia o documento de trabalho da reunião, divulgado segunda-feira, 17.

Afirmando que o celibato é um dom da Igreja, no documento é, no entanto, solicitado que, em áreas mais remotas, seja estudada a possibilidade de ordenação sacerdotal de idosos, preferencialmente indígenas, respeitados e aceites pela sua comunidade, mesmo que tenham uma família constituída e estável.

O objectivo desta proposta em debate é assegurar os sacramentos que acompanham e sustentam a vida cristã.

Em Março 2017, o Papa Francisco já tinha anunciado, publicamente, “considerar” a possibilidade de ordenar “viri probati” homens casados envolvidos na Igreja, excluindo esta abertura para homens jovens e mulheres.

Em Janeiro, o Papa tinha rejeitado qualquer questionamento geral do celibato clerical em vigor no catolicismo romano, chamado “dom para a Igreja”, considerando que não deve ser opcional.

“Pessoalmente acho que o celibato é um dom para a Igreja. Em segundo lugar, não concordo em permitir que o celibato seja opcional”, declarou.

O Papa propôs essa possibilidade para zonas remotas, como as ilhas do Pacífico ou da Amazónia, onde existe “uma necessidade pastoral.”

“É algo em discussão com os teólogos, não é uma decisão minha”, acrescentou cautelosamente.

O documento para debate no encontro dos bispos também defende um maior papel para as mulheres na Amazónia.

“É solicitado o reforço do papel dos leigos, e especialmente das mulheres, cuja presença nem sempre é levada em conta de forma adequada”, segundo o documento que sugere mais envolvimento das mulheres na área da formação, especialmente em teologia, catecismo, liturgia e escola de fé.

“Solicita-se que as vozes das mulheres sejam ouvidas, que sejam consultadas e participem na tomada de decisões para que assim possam contribuir com a sua sensibilidade à sinodalidade eclesial”, lê-se no documento.

O Sínodo convocado pelo Papa para Outubro vai, também, abordar os problemas ambientais da Amazónia, nomeadamente, as consequências da exploração da floresta e dos recursos hídricos.

Francisco recebeu, há três semanas, o líder indígena Raoni, que durante uma viagem pela Europa, lançou o alerta para a desflorestação da Amazónia.

PUB

PUB

PUB

To Top