PUB

Destaques

Destaques da edição 615 do Jornal A NAÇÃO

SOFA

Presidente do Constitucional recoloca Pina Delgado na jogada

O pedido de escusa do juiz-conselheiro José Pina Delgado para não participar no julgamento do Acordo SOFA (“Status of Forces Agreement”) foi indeferido pelo presidente do Tribunal Constitucional. João Pinto Semedo considera que o Parecer de Pina Delgado ao referido Tratado de Defesa entre Cabo Verde e os EUA (Estados Unidos da América), a pedido do Executivo anterior, foi produzido a partir de um “esboço aparentemente zero” e não do Tratado, propriamente dito, assinado pelos governos dos dois países.

 

Agrotóxicos

Cabo Verde sem controlo permanente de resíduos de pesticidas

Quem controla, em Cabo Verde, os pesticidas utilizados pelos agricultores? Os hortícolas que comemos são seguros? Sem alarmismos, as respostas a estas perguntas não são simples e mostram que, na prática, o país não possui um dispositivo permanente de controlo de pesticidas sobre produtos vegetais.

 

Código de Ética da RTC

AJOC pondera avançar para os tribunais

A Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) pondera entrar com um pedido de impugnação do Código de Ética e Conduta dos profissionais da RTC (Rádio Televisão Cabo-Verdiana) junto dos tribunais, caso o Conselho da Administração não suspender esse instrumento. Pelo meio está um parecer da ARC (Agência reguladora da Comunicação Social), que aponta para disposições no Código que ferem os princípios da liberdade de expressão, liberdade de imprensa e liberdades individuais dos jornalistas e que a RTC já disse que não irá acatar.

 

Jogos Africanos de Praia

Ligações aéreas para o Sal preocupam organização

Nas vésperas do começo dos Jogos Africanos de Praia – Sal’2019, a organização do evento desportivo está preocupada com as ligações aéreas para a ilha do Sal. Em sentido oposto estão questões como a segurança, saúde e logística do evento, todas elas bem encaminhadas. Os Jogos Africanos de Praia começam nesta sexta-feira, 14, e prolongam-se até ao dia 23.

 

Santão Antão

Cultura do café novamente em queda

Com a seca e a demora na concretização de investimentos previstos, a cultura do café em Santo Antão está comprometida. Nos últimos dois anos, devido ao mau ano agrícola, os agricultores têm abandonado as explorações de café nas zonas altas da ilha. Os produtores insistem na necessidade de se avançar com a instalação de uma unidade de recepção, debulha e ensacamento do café.

 

“Puppy Love”

Empresa quer “informatizar” a “sociedade canina”

Stephane Silva e Sara Varela, donos da “Puppy Love”, são dois jovens que querem melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos (cães e gatos sobretudo) nas cidades do País. Para isso, criaram um “chip” e um aplicativo que querem pôr à disposição das câmaras municipais, na certeza de que poderá trazer ganhos para todos, uma vez que todos os animais poderão ser acompanhados onde quer que estejam.

 

Hospital da Praia

Serviços de Oftalmologia mais preparados

Dados estatísticos do Hospital “Dr. Agostinho Neto” (HAN), na Cidade da Praia, indicam um aumento de cirurgias oculares, bem como a diminuição de evacuações para o exterior. Este registo, segundo apuramos, deve-se à melhoria da capacidade de assistência aos utentes. No entanto, há quem reclame, sobretudo, do demasiado tempo de espera por uma consulta.

 

-Encontra, também, nesta Edição nº 615 – que já está nas bancas! -, as  Opiniões de César Garcia, Olímpio Tavares e Vanda Rosa;  assim como, a Coluna de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top