PUB

Sociedade

Pobreza é a principal razão que leva as crianças a trabalharem – sociólogo

O sociólogo Eliseu de Pina afirmou hoje que a pobreza é a principal razão que leva as crianças a trabalharem para poderem ajudar na economia familiar.
Eliseu de Pina fez essa leitura em declarações à Inforpress, quando convidado a falar sobre o trabalho infantil e as suas consequências, no âmbito do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, que se assinala hoje, tendo em relevância alguns dados do INE.
“A pobreza impossibilita uma vida de qualidade, com educação, alimentação, saúde e saneamento básico, o que causa muito desconforto. Quando as crianças nascem em um ambiente assim, suas chances de completar os estudos e entrar no mercado de trabalho se reduzem drasticamente, pois muito cedo acabam ajudando a família, seja trabalhando ou fazendo os serviços domésticos”, disse.
A lei, de acordo com o sociólogo é clara, proíbe que qualquer criança ou adolescente até os 16 anos trabalhe, mas em alguns casos encontram-se jovens na labuta com os pais no sector da agricultura, pesca e até em carpintaria.
Os dados apresentados em 2017 pelo INE apontavam que cerca de 92% de crianças na zona rural trabalhavam comparado com os dados actuais, número que segundo o sociólogo diminuiu, mas ainda é preocupante.
O trabalho infantil, acrescenta, faz com que a criança se afaste da escola, não brinque com os colegas e afecta o desenvolvimento físico, psicológico e intelectual.
O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho em 2002 e visa alertar a população para o facto de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente quando deveriam estar na escola a aprender e a construir um futuro melhor para si e para as suas famílias.
A efeméride tem com o propósito promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e doutras violações dos seus direitos humanos fundamentais, assim como a combater todos os tipos de trabalho infantil.
A UNICEF estima que existem 168 milhões de crianças vítimas de trabalho infantil, trabalhando muitas delas (85 milhões) em condições de exploração infantil, com perigos graves à saúde e sendo envolvidas em conflitos armados.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho, mais de 20 em cada 100 crianças entram no mercado de trabalho por volta dos 15 anos de idade nos países pobres.
Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top